Junta Eleitoral aponta empate em eleição da UFPel
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira19 de Setembro de 2024

Pela primeira vez

Junta Eleitoral aponta empate em eleição da UFPel

Com processo permeado por polêmicas e acusações, próxima gestão da Universidade ainda está longe de ser definida

Por

Atualizado quinta-feira,
19 de Setembro de 2024 às 19:57

Junta Eleitoral aponta empate em eleição da UFPel
Processo de escolha da nova reitoria está longe do fim. (Foto: Jô Folha)

Conforme a Junta Eleitoral, o resultado do segundo turno da eleição para a reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) teria sido um empate entre a chapa 10 (Frente Ampla), de oposição, e a chapa 20 (UFPel Multi), de continuidade.

Conforme a ata do processo, sem uma norma que estabeleça a definição do pleito nesse caso e sem um consenso entre os concorrentes, a Comissão Eleitoral fará uma reunião na próxima semana para debater a situação. No entanto, a Chapa 20 contesta o resultado.

De acordo com informações da Junta Eleitoral, a primeira apuração teria dado a vitória para a chapa Frente Ampla, mas após a recontagem um voto nulo teria resultado no empate, segundo sistema estatístico que calcula a votação. Ocorrência que seria precedentes nas consultas informais da Universidade. Diante disso, o próximo passo na tentativa de definir o vencedor seria a auditoria da votação virtual.

“Deu 50 a 50, isso é inédito, então não temos um regramento específico para essa situação”, declara a presidente da Junta Eleitoral, Liliane Griep. Até a definição de um critério de desempate, nenhuma das chapas poderia declarar vitória no pleito. O acordo foi assinado pelas concorrentes, no entanto, nas redes sociais, a chapa UFPel Multi compartilha posts com números que dariam o resultado para eles.

Contestação

“Eles fizeram um pleito vergonhosamente tendencioso e vão tentar mudar dados pedindo auditoria, mas já foram feitas duas auditorias na votação on-line”, alega a candidata a reitora pela UFPel Multi, Ursula Silva. Na planilha que ela compartilha, o resultado teria sido 50% de votos para a sua chapa e 49,9% para a Frente Ampla. “Não tem 50 a 50 e a Junta não precisa declarar vitória, é uma consulta informal, é só divulgar os resultados”, afirma.

Para a chapa 10 houve empate

Candidata pela Frente Ampla, Julieta Fripp reclama sobre as postagens da UFPel Multi nas redes sociais. “Tem a assinatura da Úrsula [na ata] se comprometendo em não cantar vitória nesse contexto de empate.” A diretora da Faculdade de Medicina diz ainda que a atitude seria grave em razão do processo de auditoria dos votos on-line ainda não ter sido concluído e do comprometimento na ata. “A atual gestão da Universidade juntamente com a chapa multi querem passar por cima das entidades”.

A votação

A ata do resultado da eleição aponta que a chapa Frente Ampla teve o maior número de votos dos docentes e dos servidores técnicos administrativos. Já a UFPel Multi teve a maior votação entre os estudantes. Segundo a Junta Eleitoral, apesar da paridade entre as categorias, cada voto teria um peso diferente no sistema, no entanto, a presidente não forneceu mais detalhes sobre os critérios que baseiam o cálculo. Além disso, docentes e técnicos administrativos votaram em urnas físicas, já os alunos também puderam votar em urna online.

Acompanhe
nossas
redes sociais