Pelotas fica na quarta posição em Olimpíadas do Samu
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira27 de Novembro de 2024

Teste de habilidades

Pelotas fica na quarta posição em Olimpíadas do Samu

Evento reúne todas as unidades do serviço no RS, e pretende aperfeiçoar a qualidade do atendimento de urgência e emergência

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Pelotas fica na quarta posição em Olimpíadas do Samu
Equipes foram tiveram suas habilidades testadas. (Foto: Jô Folha)

As equipes de Suporte Básico e Suporte Avançado de Pelotas ficaram em quarto lugar na Olimpíada Estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/RS), realizada em Porto Alegre, no início do mês.

O evento é organizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em comemoração aos 20 anos da implementação do Samu no Rio Grande do Sul. Um conjunto de atividades em diferentes contextos serviu de avaliação, onde foram testadas as habilidades dos profissionais em ambientes simulados, contribuindo para a capacitação, interação entre as equipes e multiplicação de conhecimentos.

Na avaliação, os especialistas são monitorados em provas de prestação de socorro médico de urgência e emergência, em quatro cenários criados: parada cardiorrespiratória, extricação (retirar uma vítima de um local onde ela não pode ou não deve sair por conta própria), imobilização padrão e via área.

A equipe de suporte avançado inscrita para participar da competição contava com um enfermeiro, um médico e um condutor do veículo, enquanto a unidade básica foi composta por um técnico de enfermagem e um condutor.

Sabrina Lima coordena o Samu em Pelotas. (Foto: Jô Folha)

Coordenadora do Samu em Pelotas desde 2018, Sabrina Lima aponta que o sentimento é de orgulho em relação à conquista do quarto lugar estadual, além de destacar a coragem da equipe que foi enviada para competir. “É muito difícil ir em um evento assim. Pode acabar sendo uma exposição. Tu está sendo avaliado por alguém que sabe. Por isso é um desafio ir e expor o seu trabalho. O quarto lugar é um ganho muito grande para nós”, afirma a gestora do serviço.

Melhora do atendimento

Segundo Sabrina, o aperfeiçoamento evolutivo do serviço como um todo é o principal alvo de experiências de integração entre as unidades, com benefícios que são revertidos para a comunidade instantaneamente. “A gente chegou lá com diversas ideias para fazer a troca. Descobrimos muitas inovações que as pessoas utilizam e ainda não estamos utilizando”, analisa.

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