Frente fria trouxe instabilidade ao sul do estado
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira27 de Novembro de 2024

Clima

Frente fria trouxe instabilidade ao sul do estado

A máxima não deve passar dos 17ºC em Pelotas

Por

Atualizado quinta-feira,
12 de Setembro de 2024 às 12:36

Frente fria trouxe instabilidade ao sul do estado
Acumulado de chuvas em Pelotas era de 40 milímetros (Foto: Jô Folha)

O avanço de uma frente fria, aliada ao fluxo de calor e umidade continuada, mudou o tempo na Zona Sul do Estado já na noite de quarta-feira (11), com muitos trovões. A chuva chegou na madrugada e não deixou as temperaturas subirem muito. Nas primeiras horas da manhã em Pelotas, os termômetros marcavam 12ºC. A máxima não deve passar dos 17ºC.

A chuva acompanhada de temporais na metade Sul avançam para todo o Estado ao longo do dia. Os acumulados variam entre 40 milímetros (mm) e 90 mm por dia nas regiões da Campanha, Sul, Costa Doce, Litoral Médio, Centro, e parte do Noroeste.

Nas demais áreas, a precipitação fica abaixo dos 20 mm/dia. Além disso, há previsão de rajadas de vento de 40 km/h a 65 km/h em praticamente todo o Estado. Às 4h foram registrados ventos de 34 km/h em pelotas, segundo o Laboratório de Agroclimatologia da Embrapa.

Conforme o boletim Técnico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), durante a sexta-feira (13), a frente fria permanece avançando no Estado e favorece chuvas de moderadas a fortes, com temporais e acumulados em torno de 40mm/dia e 80 mm/dia. Na Metade Sul a previsão é de chuva fraca a pontualmente moderada e os volumes não passam dos 20 mm/dia.

A tendência é que, no sábado (14), um ciclone sobre o oceano ainda favoreça chuvas de intensidade fraca nas regiões Campanha, Sul e  Litoral, perdendo intensidade ao longo do dia, devido ao seu afastamento para alto mar. Os acumulados ficam abaixo dos 15 mm/dia.

Acompanhe
nossas
redes sociais