Começa neste sábado (24) o Gauchão Sub-15 de futebol feminino. O Pelotas folga na rodada de abertura. Na temporada em que o projeto das Lobas completa 28 anos, o time comandado por Marcos Planela terá como adversários Grêmio, Internacional, Flamengo de São Pedro, de Tenente Portela, e Juventude Dr. Salomé, de Porto Alegre.
A equipe áureo-cerúlea estreará contra o Juventude Dr. Salomé, em Gravataí, às 15h do dia 31. O último treino com o elenco completo está marcado para a manhã deste domingo, na Boca do Lobo. Sem a possibilidade de reunir todas as atletas com frequência, os trabalhos durante as semanas são divididos em subgrupos focando na parte física.
Realidade do projeto
De acordo com Planela, coordenador das Lobas, o cenário do projeto atualmente não foge da média das quase três décadas de atuação. “Difícil como sempre. Melhor do que vários anos. Pior do que um ou outro ano. Não temos todo o recurso para a disputa da competição. Uma parte vai ter que ser levantada ainda”, diz.
O treinador cita custos envolvendo arbitragem, ambulância, segurança, transporte e alimentação, por exemplo. Planela ainda afirma que, se o projeto aguardasse o levantamento de todos os recursos para entrar em campo, jamais teria disputado um campeonato gaúcho. Em 2008, vale lembrar, o Pelotas foi campeão estadual adulto.
“Nunca tivemos isso em 28 anos. Então não é novidade a gente ter que ir trocando o pneu ao longo da estrada. Em alguns anos se tinha estepe, se tinha o macaco. Em alguns se tinha a estepe e não o macaco, às vezes o inverso, às vezes nenhum dos dois. Essa é a história nossa”, completa o coordenador.
2024
Segundo Planela, há dificuldade para viabilizar jogos de categorias de base de futebol feminino na Zona Sul. O primeiro semestre das Lobas teve como foco o futebol de sete. Recentemente, o Pelotas participou de um evento de campo em Santa Maria. Por lá, enfrentou as equipes da PRS Academy e do Riograndense.
Após encerrar a temporada passada no “zero a zero” do ponto de vista financeiro, o coordenador diz que agora há aporte garantido até a terceira partida do Gauchão Sub-15. Em meio a esse cenário, o treinador afirma que gostaria de ter mais meninas no elenco. Atualmente são 21.
“O grupo é pequeno, menor do que eu gostaria, mas também não adianta só número, tem que ser nomes que agreguem. Buscamos fazer observações, como lá em Santa Maria. Não foi permitida inscrição de atletas de 12 anos, e tínhamos no mínimo três meninas [desta idade] com biotipo de até 15 anos”, lamenta.
Agenda das Lobas
31 de agosto, às 15h
Juventude Dr. Salomé x Pelotas
7 de setembro, às 15h
Pelotas x Grêmio
14 de setembro, às 15h
Internacional x Pelotas
21 de setembro, às 15h
Pelotas x Flamengo de São Pedro
Semifinais: 1º x 4º | 2º x 3º (em ida e volta)
Elenco sub-15 das Lobas
- Ândria Gularte
- Brenda Rodrigues
- Cecília Nolasco
- Érika Rickes
- Gabriela Abreu
- Giovana Rodrigues
- Isabela Ieck
- Isabelli Moraes
- Julia Heckler
- Jhennyfer de Souza
- Kauane da Rosa
- Letícia Amaro
- Luisa Kiss
- Manuela Minich
- Maysa de Lemos
- Natiele Plamer
- Nicoly Doro
- Rafaela de Alcântara
- Renata Aranda
- Vitória Krüger
- Yasmin Britz