Semana começa com chuva e termina gelada

Clima

Semana começa com chuva e termina gelada

A previsão é de muita umidade e maior precipitação entre quarta e quinta-feira

Por

Semana começa com chuva e termina gelada
Acumulado de chuvas em Pelotas era de 40 milímetros (Foto: Jô Folha)

Os pelotenses terão que conviver com tempo instável e muita umidade até a quinta-feira (22), quando uma frente fria chega à noite e fará as temperaturas baixarem na sextae no final de semana. O tempo instável, que começou no sábado, tem deixado as máximas mais elevadas para a estação, com o registro de 20ºC nesta segunda e previsto para a quarta, e mínimas variando entre 13ºC e 15ºC.

A Defesa Civil vem emitindo alertas para tempo severo com chuvas intensas. Até a metade da tarde desta segunda-feira, o acumulado foi de 30 milímetros. A meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet/UFPel), Carina Padilha, adianta que o volume maior de chuva é esperado para a noite de terça-feira, manhã de quarta e tarde de quinta.

“Até lá o tempo se manterá bastante úmido, sempre acima de 90% [de umidade relativa do ar]”, indicou a meteorologista.

O boletim técnico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) aponta que a baixa pressão e o fluxo de umidade do norte do país seguem favorecendo as chuvas pontualmente fortes, acompanhadas de descargas elétricas e eventual queda de granizo na Metade Sul do Estado. Os acumulados variam entre 25 e 45 milímetros (mm/dia). Os ventos sopram de leste em todas as regiões, com rajadas entre 40 e 60 quilômetros por hora.

Para a quarta-feira, a umidade se soma à formação de uma baixa pressão na costa do Uruguai e intesificam-se as chuvas na Campanha e no Extremo Sul, especialmente na fronteira com o Uruguai.

Os volumes ficam em torno dos 30 aos 70 mm/dia nessas áreas. Na quinta-feira, o avanço de uma frente fria reforça a chuva e o vento na Campanha e no Sul. A precipitação pode passar dos 65 mm/dia.

Alerta

De acordo com a Defesa Civil do Município, há previsão da formação do Ciclone extratropical na madrugada de quinta-feira, quando haverá mais chuva e o frio será mais intenso. “Não existe até o momento nenhum alerta da Defesa Civil Estadual com relação a possibilidade de ‘cheia’. Pode ocorrer pontualmente alagamento de alguma via, o que rapidamente se normaliza”, disse o coordenador local Eduardo Tejada.

Virada de tempo

O tempo muda já na madrugada de sexta-feira. A meteorologista Carina Padilha diz que a previsão é de tempo seco, com sol entre nuvens, com termômetros registrando temperaturas mais baixas. A variação do dia pode ser de 16ºC de máxima e 6ºC de mínima. No sábado, a previsão é de 16ºC de máxima e 5ºC de mínima, como mesma tendência para domingo.

Acompanhe
nossas
redes sociais