Bra-Pel voltará a ser disputado após quatro anos sem clássico
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira9 de Dezembro de 2024

Tradição

Bra-Pel voltará a ser disputado após quatro anos sem clássico

Acesso do Lobo fará com que áureo-cerúleos e xavantes se reencontrem na elite gaúcha em 2025

Por

Atualizado segunda-feira,
29 de Julho de 2024 às 19:16

Bra-Pel voltará a ser disputado após quatro anos sem clássico
Último duelo foi em 2021 e não teve gols no Bento Freitas (Foto: Carlos Insaurriaga)

O Bra-Pel voltará a acontecer em 2025, quando o período sem o clássico terá atingido quatro anos. Com o retorno do Pelotas à primeira divisão estadual, Lobo e Xavante estarão lado a lado entre os 12 clubes do Gauchão da próxima temporada. Isso não acontece desde 2021, quando o Áureo-Cerúleo acabou rebaixado. Não há um clássico com torcida nas arquibancadas desde março de 2019.

O último dos 366 clássicos ocorreu em 5 de abril de 2021. Sem público por conta das restrições da pandemia, o jogo não teve gols no Bento Freitas. Na ocasião, ambos lutavam contra o descenso. O Brasil era dirigido por Cláudio Tencati, atualmente no Criciúma, enquanto o Pelotas tinha no comando Rafael Jacques, hoje no Vitória (ES).

Poucas chances de gol surgiram naquele clássico. Pelo Xavante, Júnior Viçosa levou perigo em um desvio após escanteio. O goleiro Gabriel Leite defendeu. Do lado do Lobo, Marcão quase marcou duas vezes: acertou o travessão de cabeça e, depois, teve uma finalização bloqueada dentro da pequena área por Juliano, próprio companheiro.

Depois daquele clássico, o Brasil venceu o São Luiz por 1 a 0 e perdeu por 2 a 1 para o Juventude, terminando em nono lugar com 12 pontos. Já o Pelotas empatou por 1 a 1 com São José e Caxias. Somando nove pontos, acabou na lanterna da primeira fase do Campeonato Gaúcho e caiu de divisão.

Bra-Pel 366
5 de abril de 2021

Brasil (0): Matheus Nogueira; Vidal, Leandro Camilo, Ícaro e Artur; Everton Dias (Wesley), Rômulo (Bruno Matias), Paulo Victor (Jarro); Netto (Matheuzinho), Júnior Viçosa e Bruno Paraíba (Igor Miranda). Técnico: Cláudio Tencati.

Pelotas (0): Gabriel Leite; Marcelo, Sílvio, Maurício Moraes e Wendel Lomar; João Vieira (Moisés), Juliano, José Aldo; Bustamante (Gabiga), Marcos Paulo e Marcão (Caio Mancha). Técnico: Rafael Jacques.

Árbitro: Leandro Vuaden.

Cartões amarelos: Vidal, Everton Dias, Netto e Júnior Viçosa (B); Sílvio e Juliano (P).

Local: Bento Freitas.

Curiosidades

  • Titular do Pelotas no Bra-Pel 366, o zagueiro Maurício Moraes está agora no Brasil e já assumiu protagonismo no time de Marcelo Caranhato que busca o acesso à Série C do Brasileirão;
  • O lateral-esquerdo Artur, que começou como titular do Xavante, é neste momento adversário do Rubro-Negro. Ele defende o Água Santa, que visitará a Baixada no próximo domingo para decidir uma vaga nas oitavas de final da Série D;
  • Jarro foi rival do Lobo naquele clássico. O atacante havia vestido a camisa do Pelotas anteriormente e depois retornou ao clube em 2022. No último domingo, perdeu o acesso com o Inter-SM.

Acompanhe
nossas
redes sociais