saiba mais
Hugo Sanches relembra vitória do Lobo em Santa Maria: “Um dia incrível” Base definida? Nove jogadores foram titulares nas últimas cinco partidas do Pelotas Pelotas deve ter apenas um desfalque para jogo que vale acesso “À altura do jogo”, diz presidente do Lobo sobre Rafael Klein em Inter-SM x Pelotas Pelotas garante mais 300 ingressos para jogo em Santa MariaDeste domingo (28) não passa. Em Santa Maria, no estádio Presidente Vargas, a partir das 15h, o Pelotas decide seu futuro. Superar o Inter-SM e subir à elite gaúcha após três anos amargando a dura realidade da Série A-2 do Estadual significaria não apenas comemorar uma conquista no presente, mas também ampliar a possibilidade de dias melhores no futuro; de voltar a figurar nos principais palcos do Rio Grande do Sul.
Após o empate sem gols de segunda-feira na Boca do Lobo, quem vencer na tradicional Baixada Melancólica garante lugar no Gauchão 2025 e avança à decisão da Divisão de Acesso. Se houver nova igualdade nos 90 minutos, a definição vai para os pênaltis. O adversário do ganhador desta semifinal enfrentará, valendo a taça, o vencedor de Monsoon x Passo Fundo, que medem forças no gramado sintético do estádio Francisco Noveletto.
O clube da casa transmitirá o jogo com imagens por este link. O valor é de R$ 9,90 para ter acesso.
Estádio estará lotado
Para o confronto em Santa Maria, os ingressos estão esgotados. A torcida do Inter-SM adquiriu mais de seis mil entradas. Sem possibilidade de comprar bilhetes via site, os áureo-cerúleos contarão com ingressos assegurados pela direção do Pelotas, que articulou com os dirigentes do clube mandante a disponibilidade de ao menos 400 tíquetes.
Haverá um forte sistema de policiamento para a segurança dos torcedores. Na quinta-feira aconteceu uma reunião de agentes da Brigada Militar com representantes dos dois clubes – no caso do Lobo, a presença foi virtual – e torcedores de organizadas. O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) de Santa Maria também participou.
Desfalque que não é novidade
Ariel Lanzini deve ter todos os atletas à disposição neste domingo. A única baixa é o atacante Vitor Gonçalves, que disputou oito jogos – só três como titular. O jovem de 21 anos segue em recuperação de lesão no joelho, sofrida na vitória por 1 a 0 sobre o Monsoon, no último dia 6.
Sem ninguém suspenso, o treinador do Pelotas pode repetir a escalação do jogo de ida. Como já noticiou o A Hora do Sul, nove atletas foram titulares nas cinco partidas mais recentes. A principal “disputa” por vaga entre os 11 iniciais vem envolvendo Alysson Caucaia e Kriguer.
Lanzini vê equipe “calejada”
Ariel Lanzini concedeu na sexta-feira a última entrevista coletiva antes da decisão do acesso. O técnico valorizou a campanha do Lobo e voltou a dizer que o elenco chega preparado a Santa Maria após enfrentar “muitas pedras no caminho” ao longo da campanha na Divisão de Acesso.
“A equipe está bem calejada e preparada para conseguir o acesso mesmo fora de casa, com todas as adversidades. […] A questão psicológica vai ser determinante. Estamos trabalhando, conversando com todos”, garantiu o comandante. A delegação áureo-cerúlea partiu na manhã de sábado rumo a Santa Maria, onde treinou no mesmo dia pela tarde.
Mudança na zaga
Apontado pelo próprio Lanzini como clube de maior investimento para esta Série A-2, o Inter-SM terá um desfalque em relação ao jogo de ida. O zagueiro Tairone foi expulso por falta em Vitor Júnior e cumpre suspensão. O substituto natural é Jean Pablo, 35 anos, que disputou apenas uma partida como titular, justamente o empate por 2 a 2 com o Lobo em 10 de julho, quando o Alvirrubro usou uma equipe reserva pois já estava classificado.
Conforme o Diário de Santa Maria, os últimos treinos comandados pelo técnico Daniel Franco antes da partida foram fechados. Uma alternativa para tornar a equipe mais ofensiva seria trocar um dos três volantes de origem (David Cunha, Allan Christian e Fabrício Lusa) por outro atacante. Em Pelotas, o Inter-SM teve Fabrício Lusa como extrema pela direita no esquema 4-2-3-1.
Retrospecto
O último acesso de cada um dos clubes foi em cima do adversário desta semifinal. O Inter-SM subiu em 2007 graças a uma vitória por 2 a 1 sobre o Pelotas, em Santa Maria. A partida era válida pelo octogonal final, mas o confronto era direto: se o Lobo pontuasse, levaria a vaga na elite. Depois de cair em 2011, o Alvirrubro não conseguiu retornar.
Em 2018, o Áureo-Cerúleo deu o troco também em uma semifinal de Série A-2. Giovane Gomes e Hugo Sanches garantiram o triunfo por 2 a 0 no estádio Presidente Vargas. A equipe então dirigida por Paulo Porto carimbou o acesso ao bater o Inter-SM por 1 a 0 na Boca do Lobo. Depois, acabou campeã contra o Aimoré.
Neste ano, houve dois confrontos pela primeira fase além do 0 a 0 da última segunda-feira, pela semifinal. Na estreia da competição, Michel decretou a vitória por 1 a 0 dos santa-marienses em Pelotas. Há menos de três semanas, o Lobo buscou empate por 2 a 2 fora de casa e se manteve vivo na competição. Chegou a hora do tira-teima.
Divisão de Acesso
Semifinais
Domingo
15h | Inter-SM x Pelotas (ida: 0 x 0)
15h30min | Monsoon x Passo Fundo (ida: 0 x 0)
Prováveis escalações
Inter-SM: Rafael Copetti; Mizael, Jean Pablo, Rodrigo Augusto e Márcio Goiano; David Cunha, Allan Christian, Fabrício Lusa, Jean Roberto e Jarro; Michel. Técnico: Daniel Franco.
Pelotas: Allan Thiago; Hélder, Yuri, Heverton e Adryel; Caucaia, Christianno e Vitor Júnior; Fauver Frank, Marcelinho e Warlei. Técnico: Ariel Lanzini.
Horário: 15h deste domingo.
Transmissão: intersm.live (R$ 9,90).
Árbitro: Rafael Klein.
Local: estádio Presidente Vargas.