Lobo decide acesso contra o Inter-SM
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira4 de Novembro de 2024

Divisão de Acesso

Lobo decide acesso contra o Inter-SM

Quem vencer o jogo das 15h deste domingo em Santa Maria sobe para a elite do futebol gaúcho

Por

Lobo decide acesso contra o Inter-SM
Pelotas, de Hélder (foto), ficou no 0 a 0 na partida de ida (Foto: Jô Folha)

Deste domingo (28) não passa. Em Santa Maria, no estádio Presidente Vargas, a partir das 15h, o Pelotas decide seu futuro. Superar o Inter-SM e subir à elite gaúcha após três anos amargando a dura realidade da Série A-2 do Estadual significaria não apenas comemorar uma conquista no presente, mas também ampliar a possibilidade de dias melhores no futuro; de voltar a figurar nos principais palcos do Rio Grande do Sul.

Após o empate sem gols de segunda-feira na Boca do Lobo, quem vencer na tradicional Baixada Melancólica garante lugar no Gauchão 2025 e avança à decisão da Divisão de Acesso. Se houver nova igualdade nos 90 minutos, a definição vai para os pênaltis. O adversário do ganhador desta semifinal enfrentará, valendo a taça, o vencedor de Monsoon x Passo Fundo, que medem forças no gramado sintético do estádio Francisco Noveletto.

O clube da casa transmitirá o jogo com imagens por este link. O valor é de R$ 9,90 para ter acesso.

Estádio estará lotado

Para o confronto em Santa Maria, os ingressos estão esgotados. A torcida do Inter-SM adquiriu mais de seis mil entradas. Sem possibilidade de comprar bilhetes via site, os áureo-cerúleos contarão com ingressos assegurados pela direção do Pelotas, que articulou com os dirigentes do clube mandante a disponibilidade de ao menos 400 tíquetes.

Haverá um forte sistema de policiamento para a segurança dos torcedores. Na quinta-feira aconteceu uma reunião de agentes da Brigada Militar com representantes dos dois clubes – no caso do Lobo, a presença foi virtual – e torcedores de organizadas. O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) de Santa Maria também participou.

Desfalque que não é novidade

Ariel Lanzini deve ter todos os atletas à disposição neste domingo. A única baixa é o atacante Vitor Gonçalves, que disputou oito jogos – só três como titular. O jovem de 21 anos segue em recuperação de lesão no joelho, sofrida na vitória por 1 a 0 sobre o Monsoon, no último dia 6.

Sem ninguém suspenso, o treinador do Pelotas pode repetir a escalação do jogo de ida. Como já noticiou o A Hora do Sul, nove atletas foram titulares nas cinco partidas mais recentes. A principal “disputa” por vaga entre os 11 iniciais vem envolvendo Alysson Caucaia e Kriguer.

Lanzini vê equipe “calejada”

Ariel Lanzini concedeu na sexta-feira a última entrevista coletiva antes da decisão do acesso. O técnico valorizou a campanha do Lobo e voltou a dizer que o elenco chega preparado a Santa Maria após enfrentar “muitas pedras no caminho” ao longo da campanha na Divisão de Acesso.

“A equipe está bem calejada e preparada para conseguir o acesso mesmo fora de casa, com todas as adversidades. […] A questão psicológica vai ser determinante. Estamos trabalhando, conversando com todos”, garantiu o comandante. A delegação áureo-cerúlea partiu na manhã de sábado rumo a Santa Maria, onde treinou no mesmo dia pela tarde.

Mudança na zaga

Apontado pelo próprio Lanzini como clube de maior investimento para esta Série A-2, o Inter-SM terá um desfalque em relação ao jogo de ida. O zagueiro Tairone foi expulso por falta em Vitor Júnior e cumpre suspensão. O substituto natural é Jean Pablo, 35 anos, que disputou apenas uma partida como titular, justamente o empate por 2 a 2 com o Lobo em 10 de julho, quando o Alvirrubro usou uma equipe reserva pois já estava classificado.

Conforme o Diário de Santa Maria, os últimos treinos comandados pelo técnico Daniel Franco antes da partida foram fechados. Uma alternativa para tornar a equipe mais ofensiva seria trocar um dos três volantes de origem (David Cunha, Allan Christian e Fabrício Lusa) por outro atacante. Em Pelotas, o Inter-SM teve Fabrício Lusa como extrema pela direita no esquema 4-2-3-1.

Retrospecto

O último acesso de cada um dos clubes foi em cima do adversário desta semifinal. O Inter-SM subiu em 2007 graças a uma vitória por 2 a 1 sobre o Pelotas, em Santa Maria. A partida era válida pelo octogonal final, mas o confronto era direto: se o Lobo pontuasse, levaria a vaga na elite. Depois de cair em 2011, o Alvirrubro não conseguiu retornar.

Em 2018, o Áureo-Cerúleo deu o troco também em uma semifinal de Série A-2. Giovane Gomes e Hugo Sanches garantiram o triunfo por 2 a 0 no estádio Presidente Vargas. A equipe então dirigida por Paulo Porto carimbou o acesso ao bater o Inter-SM por 1 a 0 na Boca do Lobo. Depois, acabou campeã contra o Aimoré.

Neste ano, houve dois confrontos pela primeira fase além do 0 a 0 da última segunda-feira, pela semifinal. Na estreia da competição, Michel decretou a vitória por 1 a 0 dos santa-marienses em Pelotas. Há menos de três semanas, o Lobo buscou empate por 2 a 2 fora de casa e se manteve vivo na competição. Chegou a hora do tira-teima.

Divisão de Acesso
Semifinais

Domingo
15h | Inter-SM x Pelotas (ida: 0 x 0)
15h30min | Monsoon x Passo Fundo (ida: 0 x 0)

Prováveis escalações

Inter-SM: Rafael Copetti; Mizael, Jean Pablo, Rodrigo Augusto e Márcio Goiano; David Cunha, Allan Christian, Fabrício Lusa, Jean Roberto e Jarro; Michel. Técnico: Daniel Franco.

Pelotas: Allan Thiago; Hélder, Yuri, Heverton e Adryel; Caucaia, Christianno e Vitor Júnior; Fauver Frank, Marcelinho e Warlei. Técnico: Ariel Lanzini.

Horário: 15h deste domingo.

Transmissão: intersm.live (R$ 9,90).

Árbitro: Rafael Klein.

Local: estádio Presidente Vargas.

Acompanhe
nossas
redes sociais