Entre sacolas cheias de compras e caixas recheadas de doces variados, os visitantes lotaram os pavilhões da Fenadoce neste final de semana e retornaram para a casa com o gostinho de Pelotas.
Para os turistas vindos de diversos locais do Estado e até de fora do país, a motivação para chegar até Pelotas é a diversidade de doces finos e coloniais, que não é encontrado em nenhum outro lugar. Os que visitavam pela primeira vez tinham a resposta unânime de que voltariam novamente. Já para quem trabalha fabricando as estrelas do evento, a comercialização e a presença de público supera as expectativas.
Ao chegar no Centro de Eventos, a fila extensa rumo às bilheterias e aos ônibus de excursões estacionados nos arredores demonstravam o grande movimento de milhares de pessoas que a Fenadoce teria durante todo o domingo.
Nos corredores de exposição de produtos em geral, como roupas, cobertores, tapetes e artesanatos não faltavam pessoas circulando e comprando algum item para si mesmo ou para presentear.
Já no espaço da Cidade do Doce, saiam das filas das docerias visitantes apreciando alguma iguaria e com uma sacola na mão com caixas repletas de docinhos finos e coloniais para a apreciação em casa.
Movimentação de vendas do turismo
Sentados na praça de alimentação, o casal Fernando e Susana Gonzalez eram uma dessas pessoas que sairiam cheios de compras.
Na caixa, diversos quindins, bem-casados e olho de sogra para comer com um café. Uruguaios de Rivera, é a terceira vez que os visitantes prestigiam a Fenadoce e afirmam que não será a última.
“Eu amo, sempre que pode a gente vai vem, me encanta muito. Eu vi que nessa edição inauguraram doces novos, mas os que eu mais gosto são os tradicionais” diz Susana.
Já o marido mostra as sacolas de compras que fez também nos estandes de roupas e no espaço da agricultura familiar. “Fizemos compras de produtos campeiros, roupas, cobertores, de tudo. É tudo muito lindo, eu gosto de tudo. Aqui tem gente divina. No próximo ano nós viremos com certeza.”
Da Serra
Para saber a quantidade de turistas, o indício que mais chamava a atenção era a quantidade de sacolas e caixas de doces que carregavam. De Bento Gonçalves, Rosa Panissi saía de uma das docerias com três caixas cheias. Ela veio da Serra de excursão na sexta-feira e passaria todos o final de semana aproveitando as atrações da Fenadoce. “É a primeira vez que eu venho, mas estou gostando muito. Não tem o que não chame a atenção aqui, o atendimento e as pessoas aqui é tudo muito legal”.
Público superando as expectativas
A movimentação de sacolas de compras e caixas de doces demonstra o que as docerias têm declarado, que os primeiros cinco dias de feira já têm superado a expectativa de movimentação e de vendas. “Os lucros estão indo muito bem, mais do que a gente esperava, as expectativas estavam bem altas neste ano e como em todas as edições o público é muito grande, são muitas pessoas de fora”, conta Edriane Siqueira, atendente de uma doceria.