Uma nova aposta para o desenvolvimento da região
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira30 de Outubro de 2024

Lançamento

Uma nova aposta para o desenvolvimento da região

Agência vai conciliar setores público e privado para gerar oportunidades à Zona Sul

Por

Uma nova aposta para o desenvolvimento da região
Lançamento da Agência ocorreu na Fenadoce. (Foto: Douglas Dutra)

Às vésperas de a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) completar 60 anos, a região se lança a um novo desafio: a Agência de Desenvolvimento Regional da Zona Sul. Lançada na sexta-feira (20) durante a Fenadoce, a solenidade de inauguração contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB) e de prefeitos da região.

Enquanto o objetivo da Azonasul é congregar os prefeitos dos 23 municípios da região Sul, a agência de desenvolvimento se propõe a uma meta muito mais ampla de aliar lideranças dos setores público e privado em busca de estratégias para a prosperidade coletiva das nossas cidades.

A prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas (PSDB), presidente da Azonasul em 2024, destaca que a agência já começa com a busca por preparar a região para lidar com as novas realidades impostas pela mudança climática e eventos como as enchentes de maio.

Paula assume que a agência não nasce pronta. Pelo contrário, o lançamento desta sexta é justamente o primeiro passo de uma construção que deve ser coletiva. Alicerçada na capacidade que a Azonasul tem de unir os municípios, mas aberta às contribuições que podem vir de todos os setores da sociedade, das lideranças empresariais às lideranças comunitárias, passando pela academia.

Impacto estadual

O governador Eduardo Leite (PSDB) celebrou a iniciativa da região e a disposição de se mobilizar em busca do desenvolvimento. “É fundamental que haja articulação para entender as vocações, as potencialidades, e conseguir criar um ambiente que estimule investimentos”, disse.

Acompanhe
nossas
redes sociais