Até o dia 2 de agosto, a Secretaria de Cultura de Pelotas inscreve interessados em participar como agentes do Dia do Patrimônio e para ações ou atividades culturais. O evento, realizado desde 2013, ocorrerá este ano entre os dias 16 e 18 de agosto sob o tema Cultura Alimentar – Patrimônio e Sustentabilidade. As inscrições podem ser feitas, diretamente na Secult, praça Coronel Pedro Osório, 2, das 8h às 12h, ou pelo e-mail [email protected] e [email protected] .
A função dos agentes do patrimônio é acompanhar e/ou dar explicações aos visitantes dos prédios históricos. Segundo a coordenadora do Dia do Patrimônio, Diele Thomasi, esta é uma atividade voluntária, geralmente, procurada pelos universitários das áreas afins, que, após o evento, recebem certificado de participação.
Há também um interesse da Secretaria na participação de proprietários de construções inventariadas, mas que não são públicos, que tenham interesse em inserir o imóvel na lista de prédios para serem visitados. Para esses casos também está aberto o período de informações e inscrições.
Sobre a temática deste ano, Diele Thomasi explica que Pelotas é conhecida como a capital nacional do doce, mas existe um patrimônio gastronômico que vai além. “Dessas relações com a agricultura, o solo, o conhecimento das sementes, do clima. Também o significado dessas práticas alimentares para essas culturas. A gente tem uma variedade étnica muito grande na cidade”, comenta.
Preparação
A temática deste ano será discutida em três eventos chamados Conversas do Dia do Patrimônio, a primeira delas ocorrerá no dia 30 deste mês, a partir das 17h30min, no Armazém do Campo. A roda de conversa abordará sustentabilidade e agroecologia. A entrada é franca.
Os demais encontros ocorrerão no Bistrô da Secult, nos dias 5 e 12 de agosto, às 17h30min. Os temas das Conversas são, respectivamente: Pratos esquecidos da culinária gaúcha, com Arita Garcia, e o O alimento sagrado dentro das religiões de matriz africana, com Iá Gisa.