Julho deve ter chuvas abaixo da média na região
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Sexta-Feira20 de Setembro de 2024

Clima

Julho deve ter chuvas abaixo da média na região

Para a próxima semana, temperaturas aumentam com a chegada de massa de ar quente

Por

Julho deve ter chuvas abaixo da média na região
Sensação térmica foi de 2ºC em alguns locais da cidade. (Foto: Jô Folha)

A Zona Sul deve terminar o mês de julho com chuvas abaixo da média histórica de 126 milímetros. Segundo o CPPMet da UFPel, a precipitação nestas duas primeiras semanas do mês é de apenas 3,3 milímetros. Para este fim de semana, as temperaturas continuam baixas no sábado, com mínima de 2°C em Pinheiro Machado, 3°C em Santa Vitória do Palmar, 4°C em Canguçu e 6°C em Pelotas. As máximas devem ser de 11°C em Santa Vitória do Palmar, 12°C em Rio Grande e 13°C em Pelotas.

De acordo com o meteorologista do CPPMet, Henrique Repinaldo, as temperaturas devem subir no domingo, com a mudança no panorama meteorológico sobre o Rio Grande do Sul. A partir do sábado à tarde, portanto, deve-se iniciar o aumento das temperaturas. Isso porque uma área de baixa pressão chega ao norte do Estado, o que traz a chuva para a Zona Sul.

“A maior probabilidade de chuvas é no fim de sábado e ao longo do domingo, com intensificação entre a madrugada e tarde de domingo”, alerta Repinaldo. Assim, o domingo deve ser sem sol, com alta nebulosidade e ventos fracos a moderados, o que faz com que a sensação térmica não caia tanto. As mínimas previstas são de 7°C em Santa Vitória do Palmar, 10°C em Pelotas e 11° em Rio Grande. As máximas variam pouco nos municípios, entre 13°C e 14°C.

A tendência para a próxima semana é de que não haja muita chuva na região, com o aumento das temperaturas. Para o fim da semana, as máximas podem chegar perto de 20°C com a entrada de ar mais quente que afasta a massa de ar polar. Segundo Repinaldo, essas novas massas de ar polar não devem ter a mesma acentuação das enfrentadas no começo do mês, quando termômetros marcaram temperaturas negativas na região.

Acompanhe
nossas
redes sociais