Laranjal tem cinco pontos impróprios para banho

Balneabilidade

Laranjal tem cinco pontos impróprios para banho

Outros três locais da Zona Sul não apresentam boas condições para a população

Por

Laranjal tem cinco pontos impróprios para banho
Banhistas ignoram sinalização em mais um dia de calor. (Foto: Jô Folha)

Subiu para cinco o número de pontos impróprios para banho na praia do Laranjal. Além do Trapiche e na rua Bagé, que estavam sem condições de banho desde a primeira análise, nesta terceira edição do Projeto da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), as localidades que ficam na linha das avenidas Rio Grande do Sul e avenida Senador Joaquim A. Assumpção e a rua São José do Norte apontaram índices superiores aos permitidos para banho. A última análise foi feita no dia 30 de dezembro e divulgada nesta sexta-feira.

Ainda na Zona Sul, seguem impróprios as duas praias em Pedro Osório, no rio Piratini, e São Lourenço do Sul, na praia das Ondinas. Já todos os pontos na praia do Cassino, São José do Norte e Hermenegildo estão liberados para os banhistas, assim como as praias da Lagoa Mirim, em Arroio Grande, no Taim e balneário do Porto, em Santa Vitória do Palmar.

Mesmo com as indicações de proibição, banhistas se arriscam em um banho nas águas calmas da lagoa dos patos, principalmente no Trapiche. A mãe de uma criança que não quis se identificar disse que se preocupa com a qualidade da água, mas que é difícil segurar uma criança à beira d’água em dia se sol e calor. “Mas ele está com todas as vacinas em dia”, garante. Talison Matos foi com as crianças para aproveitar o dia. Ele estava com os dois filhos de dois e três anos e com a enteada de dez, que nem se arriscou a entrar. “Não sabia que estava impróprio, mas eles estão só na beirinha e eu fico cuidando”, garante.

Alerta dermatológico

A dermatologista Ana Bonfim diz que quando se toma banho em águas não próprias para banho, pode haver problemas não só de pele como infecções do trato gastrointestinal, que geralmente ocorre quando há ingestão da água, por causa da inflamação das mucosas do trato digestivo. “Isso causa muitas vezes náusea, vômito, diarreia, mal-estar, eventualmente febre”, cita.

A orientação, de acordo com a dermatologista, é procurar lugares próprios para banho, e mesmo assim desconfiar dos que estão liberados, mas próximos dos indicados pela Fepam. Caso não seja possível, depois que sair da água, tomar um banho com água limpa, água doce, higienizar a pele, hidratar, e evitar ficar muito tempo com roupas molhadas. “Isso facilita e aumenta a chance de infecções”.

Pontos impróprios para banho na Zona Sul

  • Cerrito – Balneário Cerrito – Rio Piratini
  • Pedro Osório – Balneário Pedro Osório – Rio Piratini
  • Pelotas – Valverde – avenida Senador Joaquim A. Assumpção
  • Pelotas – Santo Antônio – rua São José do Norte
  • Pelotas – Valverde – Trapiche
  • Pelotas – Santo Antônio – rua Bagé
  • Pelotas – Santo Antônio – avenida Rio Grande do Sul
  • São Lourenço do Sul – Praia das Ondinas

Acompanhe
nossas
redes sociais