Temporal em Canguçu causa prejuízo para produtores de fumo
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira6 de Janeiro de 2025

Agronegócio

Temporal em Canguçu causa prejuízo para produtores de fumo

Mais de 500 agricultores foram afetados; quebra da safra no município pode chegar a 8%

Por

Temporal em Canguçu causa prejuízo para produtores de fumo
Temporal atingiu, principalmente, as localidades de Coxilha dos Piegas, Coxilha dos Cunha e Rincão São João. (Foto: Reprodução)

O temporal de granizo da tarde de quarta-feira (1º), no interior de Canguçu, causou muitos prejuízos para produtores de fumo na região. De acordo com dados da Emater-RS de Canguçu, 512 produtores dos 2.939 existentes no município já acionaram o seguro da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). O impacto na safra 2024/2025, com produção esperada em 28,5 mil toneladas, pode chegar a 8%.

Conforme relato do presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais dos Agricultores Familiares de Canguçu, Guilherme Tessmer, o temporal começou por volta das 16h e atingiu, principalmente, as localidades de Coxilha dos Piegas, Coxilha dos Cunha e Rincão São João. “Ainda não temos os números fechados, mas de fato foi um prejuízo significativo, tem várias lavouras que não sobrou praticamente nada”, informa.

A expectativa do engenheiro agrônomo da Emater-RS de Canguçu Samuel Rutz, é que cerca de 600 produtores foram afetados pelo granizo, representando 12% dos produtores do município. “Até o momento, 512 produtores acionaram o seguro da Afubra. Alguns deles, com perdas de até 100% nas lavouras”, diz.

De acordo com o gerente do Departamento Técnico da Mutualidade da Afubra, Alexandre Paloschi, o momento é de registro das perdas, com prejuízos que vão desde pequenas a grandes proporções. Possivelmente, de acordo com Paloschi, os dados sobre o impacto na safra e perdas financeiras deverão ser divulgados nesta sexta-feira (3).

Acompanhe
nossas
redes sociais