César Victora recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPel
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira25 de Novembro de 2024

Ciência

César Victora recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPel

Cerimônia ocorre nesta segunda-feira, às 18h30min, no Auditório Dom Antônio Zattera

Por

César Victora recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPel
Pesquisador sempre teve como foco de trabalho às populações vulneráveis, com especial atenção à saúde das crianças. (Foto: Divulgação)

O professor e pesquisador César Victora recebe nesta segunda-feira (24) o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A cerimônia está marcada para ocorrer às 18h30min, no Auditório Dom Antônio Zattera, localizado na rua Três de Maio, esquina com a rua Félix da Cunha.

Natural de São Gabriel, Victora mora há 47 anos em Pelotas. “Fico feliz de ser reconhecido pela minha universidade e será a segunda vez que recebo um título da minha cidade adotiva”, diz. O professor já foi agraciado com o título de Cidadão Pelotense pela Câmara Municipal de Vereadores.

Celebrado mundialmente devido à relevância de suas pesquisas, o pesquisador sempre teve como foco de trabalho às populações vulneráveis, com especial atenção à saúde das crianças. “Sempre senti necessidade de trabalhar não apenas curando, mas também tentando prevenir. Daí saíram meu interesse de fazer pesquisa sobre amamentação, condições da gestação e primeiros anos de vida”, explica.

De acordo com as pesquisas de Victora, são os primeiros mil dias de vida, incluindo neles o período gestacional, os responsáveis por determinar toda a saúde, o desenvolvimento, a inteligência e a produtividade do ser humano. “Por isso, é importante saber como podemos criar não apenas crianças mais saudáveis e desenvolvidas, mas também criar uma geração melhor de adultos que possam contribuir para qualificar as condições do nosso país”, avalia.

Reconhecimento

Conforme a reitora da UFPel, Isabela Andrade, foi durante uma conversa informal com Victora, que ela tomou conhecimento de que o professor ainda não havia sido agraciado com Doutor Honoris Causa, a maior honraria da instituição. “Prontamente encaminhei a sugestão de concessão do título. Além de um baita profissional, César é uma excelente pessoa. Isso, para mim, é o que mais pesa na admiração e no reconhecimento que toda a nossa comunidade, acadêmica e externa à UFPel, tem por ele”, diz.

A partir do diálogo, foi proposto pelo gabinete da reitoria o processo de concessão do título. Após os trâmites, a concessão foi submetida ao Conselho Universitário e ao Conselho Diretor da Fundação, órgãos colegiados que devem ser consultados sobre a entrega da honraria. O trâmite ocorreu entre novembro de 2023 e fevereiro do corrente ano; agora culmina com a cerimônia de outorga.

Satisfação pela trajetória

Ao olhar para a sua trajetória, Victora tem um sentimento reconfortante. “Nunca pensei que conseguiria chegar na produção científica que eu consegui, ainda mais morando em uma cidade do interior do Brasil. A ciência brasileira, tradicionalmente, é feita nos grandes centros e capitais. Conseguir criar um grupo aqui na UFPel junto com os colegas que me acompanham há 40 anos, um grupo de pesquisa amplamente reconhecido no mundo, foi até inesperado de uma certa forma”, comenta.

Expoente na área de Saúde Coletiva

Cesar Gomes Victora iniciou sua jornada acadêmica ao ingressar na Universidade Federal de Pelotas em 1977 após graduar-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde então, dedica-se à pesquisa em Epidemiologia, Saúde Materno-Infantil e Equidade em Saúde.

Foi co-fundador do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, espaço de excelência em pesquisa. Victora tem mais de 800 artigos publicados, com mais de 70 mil citações, tendo sido, por isso, incluído na lista de pesquisadores mais citados do planeta em pesquisa recente.

Seus estudos de coortes de nascimentos em Pelotas, conduzidos ao longo de décadas, resultaram em descobertas fundamentais que impactaram políticas públicas em mais de 140 países. Isto devido ao fato que, a partir de seus estudos, foram evidenciados dados como a importância do aleitamento materno exclusivo para a saúde infantil e a influência crítica da nutrição nos primeiros mil dias de vida. Graças a essas investigações, atua diretamente em comitês da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sua trajetória já tem sido reconhecida por diversas premiações, entre elas o Prêmio Gairdner de Saúde Global, do Canadá, e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, concedida pelo Presidente da República do Brasil. Há três anos, recebeu também o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais