Final de semana com presença de grande público na Feira do Livro

50ª edição

Final de semana com presença de grande público na Feira do Livro

Além do bom tempo, autores reconhecidos nacionalmente trouxeram vários fãs para o evento

Por

Atualizado domingo,
10 de Novembro de 2024 às 20:53

Final de semana com presença de grande público na Feira do Livro
Evento entra na última semana da 50ª edição e segue na praça coronel Pedro Osório até o próximo domingo. (Foto: Jô Folha)

Considerado o melhor final de semana desde o começo da 50ª Feira do Livro de Pelotas, o tempo bom vem deixando a praça Coronel Pedro Osório lotada e com excelente número de visitantes, que encontram diversas atrações culturais para além dos livros.

A organizadora da Feira do Livro, Theia Bender, destaca que o clima ameno vem auxiliando para atrair ainda mais pessoas à Feira. “Na sexta-feira (8), recebemos o autor Raphael Montes, que atraiu um público gigante. Ele autografou mais de 400 livros em um único dia”, conta.

Montes, conhecido nacionalmente pela série Bom Dia, Verônica (Netflix) e pela novela Beleza Fatal (HBO), surpreendeu o público da Feira pela simpatia e disponibilidade com que atendeu seus fãs, que fizeram uma longa fila para participar da sessão de autógrafos. No evento, ele também discutiu seu mais recente livro, Uma Família Feliz e falou sobre as adaptações das suas obras para as telas.

Boas expectativas de vendas

Os livreiros também estão sentindo aumento das vendas desde o começo da segunda semana do evento, que prossegue até o próximo domingo, dia 17. “Cada semana as vendas têm aumentado. A Feira tem essa dinâmica, a primeira semana é um pouco mais calma, a segunda tem maior movimento pois as pessoas recebem. Normalmente, o final de semana do meio do evento é o melhor. Estamos bem contentes com a feira neste ano”, avalia Theia.

Gastronomia e literatura

Principal atração da Tenda Cultural no sábado, o saboroso encontro entre literatura e gastronomia foi o tema da sessão Conversas com Escritores do Senac. A jornalista e escritora Denise Godinho, do canal “Capitu Vem Para o Jantar”, contou um pouco sobre sua relação com livros e comidas e como a partir do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, e da sua vontade de comer a cocada descrita na obra, nasceu a ideia de criar o perfil que pode ser acessado em redes sociais.

“Comer o doce lendo sobre o doce trouxe vários questionamentos e decidi criar um blog para aprender a cozinhar receitas que encontrava nas minhas leituras. Assim como a leitura, a comida também carrega todo um contexto histórico, social e cultural fundamental para entender o mundo”, disse a escritora.

O coordenador do curso de gastronomia do Senac, professor Bryan Chappin, lembra que a gastronomia nasceu a partir das receitas existentes nas casas das famílias, por isso um prato também carrega memória. Durante a conversa, alunos do curso de gastronomia distribuíram ambrosia aos espectadores da atividade. “Assim como a leitura, a ambrosia costuma trazer conforto e a lembrança de estar em casa”, comentou o docente.

Programação diversificada prossegue durante a semana

Até o próximo domingo (17), diversas atividades estão previstas para ocorrer na Feira. Durante a semana, um dos destaques dessa edição vem sendo a participação de estudantes de escolas públicas que estão visitando o evento devido à parceria com a empresa de transportes Kopereck, responsável por levar as crianças. A praça Coronel Pedro Osório recebe seis ônibus de estudantes por dia.

“Para os próximos dias seguimos com vários escritores lançando livros, também teremos ótimas conversas com autores, teremos várias atrações musicais, a programação seguirá bem rica e com bastante atividades até o último dia do evento”, informa Theia.

Assim como a leitura, a comida também carrega todo um contexto histórico, social e cultural fundamental para entender o mundo

Acompanhe
nossas
redes sociais