“Queremos deixar um lembrete do poder transformador das palavras”
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira25 de Novembro de 2024

Abre aspas

“Queremos deixar um lembrete do poder transformador das palavras”

Theia Bender fala sobre as expectativas para a 50ª edição da Feira do Livro de Pelotas

Por

“Queremos deixar um lembrete do poder transformador das palavras”
Theiam organiza a Feira há 12 anos. (Foto: Divulgação)

Organizadora da Feira do Livro há 12 anos, Theia Bender, 65 anos, fala sobre as expectativas para a 50ª edição do evento. Ela é pós-graduada na área de eventos e turismo. Atua como coordenadora e organizadora de eventos empresariais, além de coordenar a Diretoria de Mulheres Empreendedoras da ACP. Já organizou vários eventos na cidade, como Feirões da Caixa Econômica, e trabalhou na construção da recepção aos turistas na Fenadoce.

Como você vê a evolução da Feira do Livro de Pelotas ao longo dos 12 anos em que esteve à frente da organização?

Fui convidada para ajudar na organização da feira em 2010 e mantive por alguns anos no mesmo formato. Com o passar do tempo, fui alterando por ouvir o que a população e os livreiros me davam de retorno. Até 2018, a Feira do Livro era um evento que focava nas apresentações musicais e praça de alimentação, mas vimos que necessitávamos testar um novo formato, com o livro e a literatura sendo o foco principal. Em 2022, a Câmara Pelotense do Livro elegeu uma nova presidente, a Elisabete Lovatel, e junto com ela mudamos a programação, trazendo mais atividades com as crianças, conversas com escritores, palestras, apresentações musicais num formato mais intimista, apresentações teatrais e dança voltadas para o público infantil e adulto. Mudamos a área de gastronomia, oferecendo aos visitantes uma cafeteria, em um formato mais de acordo com a programação.

Nos últimos anos, você percebeu mudanças no perfil dos visitantes da feira?

Ao longo dos anos, a Feira do Livro se tornou muito mais do que um simples evento. Ela se transformou em um ponto de encontro para amantes da literatura de todas as idades, um lugar onde mentes curiosas podem se perder nas páginas das histórias, descobrir novos mundos e explorar diferentes perspectivas. A pandemia fez com que não realizássemos a feira durante dois anos, e o retorno foi surpreendente. Tivemos um aumento nas vendas superior aos últimos anos. Muitas pessoas descobriram durante a pandemia o interesse pela leitura, e isso foi percebido no movimento da feira em 2022, quando retornamos à praça.

O que se pode esperar desta edição da Feira do Livro?

Vamos ter momentos inesquecíveis. Desde a presença de renomados autores, até a descoberta de talentos emergentes nas sessões de autógrafos. Desde conversas sobre os temas mais prementes de nossa sociedade, até a magia dos contos infantis que encantam gerações. Criamos, em 2023, com o apoio do Sicredi, a Alameda das Crianças. Neste ano, vamos dar continuidade a esse espaço com uma programação literária dirigida a eles, para incentivar o gosto pela leitura. A parceria com a empresa Kopereck vai proporcionar a vinda de seis ônibus por dia, com alunos das escolas públicas. A presença de renomados escritores vindos de várias regiões será viabilizada através do Sesc como correalizador cultural, e de outros parceiros que irão abrilhantar nosso evento. Ao celebrarmos este marco significativo de 50 edições, queremos deixar um lembrete do poder transformador das palavras e do impacto duradouro que elas têm em nossas vidas.

Acompanhe
nossas
redes sociais