Pelotas receberá, nos dias 21 e 22 de novembro, o 15º Fórum Gaúcho de Arborização (FGA). O evento acontece no auditório do Pelotas Parque Tecnológico (PPT). O tema é “Essencialidade na arborização: um despertar para as cidades”.
O Fórum é a instância estadual do calendário da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), organizado pela Regional Sul todo o ano. Segundo o secretário de Qualidade Ambiental de Pelotas, Eduardo Schaefer, o fórum técnico é uma oportunidade de trazer o debate da arborização para a região, com participação do poder público, universidade e demais especialistas na área de manejo arbóreo, paisagismo e produção de mudas e sementes.
“A ideia é falar sobre o ciclo de arborização e a essencialidade do serviço. A árvore, normalmente, é enxergada em momentos de crise. A partir disso, vamos discutir o papel da arborização na cidade, não como sendo um problema do meio urbano e sim uma solução”, explica o secretário.
Novo olhar para o setor
O secretário aponta que é preciso mudar o olhar da cidade em relação ao tema da arborização urbana. “70 a 80% dos pedidos de supressão arbórea da população é porque a árvore está incomodando, levantando a calçada, fazendo muita sujeira ou muito sombreamento. A sociedade enxerga a árvore como algo que não está integrado ao meio urbano”, considera.
As soluções para os problemas exemplificados, conforme Schaefer, passam por ampliar o conhecimento acerca das diversas condições que o envolvem, como o plantio correto e de espécies adequadas para o local, além da diminuição da copa das plantas e outros métodos. Debater e expandir as discussões em Pelotas sobre esse ponto é um dos principais objetivos para a realização do evento.
Como participar?
As inscrições para participar do evento estão disponíveis no site. Estudantes universitários têm desconto de 50% no valor do ingresso.