Chapas que disputam reitoria da UFPel se inscrevem no Consun
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Segunda-Feira25 de Novembro de 2024

Polêmica

Chapas que disputam reitoria da UFPel se inscrevem no Consun

Essa é a primeira vez que duas chapas colocam seus nomes para a deliberação

Por

Chapas que disputam reitoria da UFPel se inscrevem no Consun
Com votação de conselheiros, órgão forma a lista tríplice de nomes para a reitoria. (Foto: Reprodução)

Passados 20 dias da apuração do segundo turno da eleição para a reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sem nenhuma definição de chapa vencedora, pela primeira vez duas chapas inscreveram suas candidaturas no Conselho Superior da Universidade (Consun).

Historicamente, somente os integrantes da chapa que ganha a consulta informal se cadastram no órgão. Desta vez, tanto os concorrentes da UFPel Multi como os da Frente Ampla realizaram o rito.

É no Conselho Superior da Universidade que ocorre a deliberação sobre os nomes que serão enviados na lista tríplice para a nomeação da nova reitoria pelo Ministério da Educação. A votação está marcada para esta sexta-feira (11) e, assim como todas as etapas desta eleição, também está permeada por polêmicas. Primeira chapa a se inscrever, a UFPel Multi alega que venceu o pleito por 50% a 49,9%. Já a Frente Ampla afirma que o resultado foi um empate.

Chapa 20 (UFPel Multi)

De acordo com a candidata a reitora pela UFPel Multi, Ursula Silva, a inscrição foi realizada pois a chapa considera o processo eleitoral finalizado. “O resultado tem um percentual que nos dá a vitória desde o dia 19 de setembro, conforme a ata que traz os dados dos votos. Todos os argumentos criados desde aquele dia pela outra chapa foram no sentido de impugnar e deslegitimar a escolha da comunidade”, declara.

Para Ursula, a inscrição da Frente Ampla no Consun romperia com uma tradição histórica seguida nos pleitos da UFPel. “De ir somente a chapa vencedora para o Consun”, complementa.

Chapa 10 (Frente Ampla)

Já a candidata a reitora pela Frente Ampla, Julieta Fripp, argumenta que a inscrição foi realizada porque a Junta e a Comissão Eleitoral não definiram a chapa vencedora. “No primeiro turno, nós vencemos, no segundo turno houve um empate técnico. Estamos colocando os nossos nomes para que os conselheiros possam apreciar as nossas candidaturas.”, ressalta.

Julieta questiona a abertura das inscrições para o Consun antes da auditoria da urna online, que estaria em andamento, ser finalizada. “Achamos estranho que a reitoria chamou o conselho sem aguardar a finalização da auditoria. A Comissão Eleitoral já disse que há suspeitas fortes de irregularidades na urna online”, afirma.

O Consun

Antes da finalização das inscrições, a reitora da UFPel e presidente do Consun, Isabela Andrade, declarou que para ela há uma chapa vencedora e que somente esse grupo deveria se inscrever no Conselho. “Normalmente, só a chapa vencedora se inscreve na eleição junto ao Consun. Quero acreditar que isso será respeitado e mantido no âmbito da instituição”.

Conforme a reitora, após a reunião da sexta-feira em que os conselheiros votarão nos candidatos inscritos, a eleição tem que ser concluída e a ata com os nomes lavrada até os primeiros dias de novembro.

Auditoria

Em etapa anterior à votação do Consun, a Comissão Eleitoral deveria definir a chapa vencedora, mas mesmo com a data de deliberação do Conselho marcada isso ainda não ocorreu. Atualmente a Comissão e a Junta Eleitoral solicitam dados à universidade para verificar uma possível irregularidade na votação online dos discentes.

Já os estudantes que representam a classe na Comissão se retiraram do processo por considerarem a lisura da votação online. “Para a categoria estudantil a eleição está encerrada”, diz a nota.

Acompanhe
nossas
redes sociais