A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e Pelotas prendeu duas pessoas entre terça e quarta-feira em duas ações distintas. Em uma delas, o alvo estava em Porto Algre. Agentes da Civil cumpriram um mandado de prisão preventiva expedido contra um homem de 61 anos, investigado por crime de estupro de vulnerável.
Segundo a delegada Walquiria Meder, que atualmente responde pela DPCA, a ação ocorreu com a colaboração da 3ª DPCA de Porto Alegre, que deu cumprimento, na Capital, ao mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário de Pelotas.
Conforme a delegada, a investigação demonstrou que o acusado abusou sexualmente de um menino de seis anos, filho de uma funcionária que trabalhava na residência do suspeito. O investigado havia deixado a cidade, sendo seu paradeiro identificado pela polícia de Pelotas, e a prisão cumprida pelos policiais da capital.
Em outra ação desenvolvida na manhã desta quarta, a DPCA deu cumprimento a Mandados de Busca e Apreensão expedidos para apurar crime de pedofilia pela internet. A ação foi acompanhada pelo Departamento de Informática do Instituto Geral de Perícias (IGP) e visava identificar o armazenamento de imagens pornográficas envolvendo adolescentes. Durante as buscas, foram encontradss diversas munições na casa do suspeito, que foi preso em flagrante por posse ilegal de munição.
Segundo a delegada, o combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes é uma prioridade nas ações da Delegacia Especializada.