Enquanto o PSDB ainda não formaliza um posicionamento do partido para o segundo turno, lideranças tucanas estão divididas. Em reunião, a prefeita Paula Mascarenhas defendeu o apoio a Fernando Marroni (PT), já o deputado federal Daniel Trzeciak propôs que o partido apoie Marciano Perondi (PL).
Apesar do impasse, no entanto, o ambiente no partido é pacífico, com a busca de um consenso e a possibilidade de liberar o voto dos filiados.
À coluna, a prefeita Paula afirma que novas reuniões devem ser realizadas. “Tenho minha posição muito clara, mas não pretendo anunciar antes da posição oficial do partido”, diz. Já o deputado respondeu dizendo que não tem posicionamento ainda. “Vou me posicionar quando eu quiser, não quando os outros querem.”
Oficialmente, o presidente do PSDB de Pelotas, Gilmar Bazanella, afirma que o partido ainda não foi procurado pelos candidatos e que as lideranças tucanas estão “amadurecendo” a discussão e que uma decisão deve ser anunciada na próxima semana.
“O que está posto não é só centro-direita ou centro-esquerda, temos um partido de ultradireita e um partido de esquerda, nós temos as diferenças, sem julgamento se é bom ou ruim, mas o PSDB é o PSDB, e os outros partidos têm suas ideologias”, diz Bazanella, lembrando que o partido tem lideranças importantes, como Paula, Daniel, o governador Eduardo Leite e o próprio Fernando Estima.
Marroni flerta com os tucanos
Enquanto isso, Fernando Marroni (PT) segue flertando com os tucanos em declarações públicas. Logo após o resultado do primeiro turno, no domingo (6), Marroni acenou ao PSDB falando em ‘linkar ao governo do Estado’.
Na segunda-feira (7), Marroni reforçou a necessidade de alinhamento com o Estado. “Sendo o governador daqui, penso que a gente está mais próximo”, disse. Sobre o déficit previsto para o ano que vem, Marroni amenizou a situação, citando a tragédia climática.
É natural a busca de apoio e de amenizar as rivalidades históricas, e o fato de Marroni não ter pesado a mão nas críticas à atual gestão facilita essa tentativa de aproximação. A coluna apurou que em reunião interna houve divisão de opiniões.
PSDB envia nota
Na noite desta quarta-feira, o PSDB enviou uma nota, assinada pelo presidente municipal do partido, Gilmar Bazanella, reiterando que a sigla ainda não tomou uma decisão sobre o apoio no segundo turno.
Confira a nota na íntegra:
O PSDB de Pelotas reforça com veemência que ainda não tomou a decisão sobre como se posicionará no segundo turno das eleições municipais.
Em partidos profundamente democráticos como o nosso, as decisões são tomadas em conjunto e não por mero oportunismo eleitoral, mas por considerar aquilo que será melhor para Pelotas.
O PSDB reforça, ainda, que suas principais lideranças não se manifestaram publicamente sobre quem apoiarão no segundo turno. Qualquer informação diferente disso, não passa de, neste momento, pura especulação.
Gilmar Bazanella, presidente municipal do PSDB