Feira do Livro está pronta para começar no dia 31 deste mês

Lançamento

Feira do Livro está pronta para começar no dia 31 deste mês

50ª edição do evento foi apresentada na manhã desta terça-feira, na Bibliotheca Pública Pelotense

Por

Atualizado terça-feira,
08 de Outubro de 2024 às 17:21

Feira do Livro está pronta para começar no dia 31 deste mês
Patrono José Luís Marasco Cavalheiro Leite ao lado da empresária Bety Lovatel e da prefeita, Paula Mascarenhas (Foto: Ana Cláudia Dias)

Sob o tema Conectando gerações, construindo futuros, foi lançada na manhã desta terça-feira (8) a 50ª Feira do Livro de Pelotas, em cerimônia na Bibliotheca Pública Pelotense. Mais uma vez a festa literária ocorrerá na praça Coronel Pedro Osório, neste ano a partir do dia 31 deste mês até o dia 17 de novembro, das 13h às 21h. 

A empresária Bety Lovatel, presidente da Câmara Pelotense do Livro, realizadora, salientou a construção do evento com o apoio de outras entidades e empresas. “A Feira está preparada, pensada com muito carinho para que as pessoas sejam bem-recebidas e que seja realmente a festa da literatura”, falou. Presente no evento, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) anunciou a adesão do Banrisul com um patrocínio de R$ 100 mil. A Feira tem projeto aprovado por esta lei de incentivo Federal no valor de R$ 723 mil.

A prefeita falou que a Feira é um momento marcante no calendário cultural da cidade e será ainda mais nesta edição de 50 anos. “É uma data muito especial, além do significado cultural e educacional é um momento de congraçamento de encontro das pessoas no centro histórico, tudo isso em torno desse objetivo tão transformador que é o livro. Tenho muito orgulho da nossa Feira do Livro”, falou Paula. A prefeitura é uma das apoiadoras do evento, através das Secretarias de Cultura e de Educação. 

Estrutura

Sobre a estrutura do evento, a organizadora, Theia Bender, comunicou que ela quase não foi modificada, quando comparada a outras edições. A maior alteração será feita na localização do espaço das crianças, que migrou para a alameda que vai em direção ao Grande Hotel. Já a tenda de convivência dos parceiros, permaneceu na alameda que vai em direção à Bibliotheca Pública Pelotense. 

O setor cultural segue pela rua 15 de Novembro com cafeteria, auditório com palco e camarins para as palestras, sessões de autógrafos, bate-papos e apresentações culturais. “Este ano, em parceria com o Sanep haverá banheiros químicos neste setor”, contou Theia.

Programação cultural

A programação vai incluir uma série de atividades, como os shows musicais ao entardecer, além das 60 sessões de autógrafos com autores locais e nomes de expressão nacional. Esta edição terá novamente o Sesc-RS/Fecomércio como co-realizador cultural. Para o projeto Conversa com os Escritores estão confirmados nomes como Cláudia Tajes, Diana Corso, Ryane Leão, Gabriel Manetti e Rafael Montes, entre outros. 

O setor infantil ficará sob responsabilidade da Bibliotheca Pública Pelotense, com a proposta de uma programação especial realizada de uma em uma hora. Haverá ainda, exposição e campanha de arrecadação de livros para a própria BPP que está precisando renovar o seu acervo.

Homenagem

A 50ª edição terá como patrono o professor de Direito aposentado, articulista político, cronista e escritor José Luís Marasco Cavalheiro Leite, que será apresentado pelo orador, seu filho, o governador, Eduardo Leite, na abertura oficial do evento, dia 1º de novembro. O professor e o filho foram escolhidos por representarem, na visão dos organizadores, essa conexão entre gerações, também através da educação e da cultura.

Emocionado com a homenagem, o professor Marasco, como é mais conhecido, lembrou que foi um participante da Feira do Livro desde a primeira edição, o que construiu nele uma memória afetiva inestimável. “Na juventude eu juntava os dinheiros que eu ganhava em atividades artísticas, eu era músico, para comprar livros na Feira do Livro, eu me abastecia de livros que por alguns meses iriam me fornecer conhecimento, emoções e renovar os meus sentimentos”, comentou.

Acompanhe
nossas
redes sociais