O horário eleitoral gratuito de rádio e TV terminou nesta quinta-feira (3). Em Pelotas, os programas dos candidatos, que começaram mornos, avançaram ao longo das últimas semanas e conseguiram manter um nível respeitoso. Naturalmente, houve algumas trocas de provocações – em especial entre as campanhas de Fernando Estima (PSDB) e Marciano Perondi –, mas nada que fizesse desta uma eleição belicosa.
De um modo geral, a campanha se encaminha para o fim de forma civilizada. A avaliação de quem fez a melhor campanha e apresentou as melhores propostas ficará para o eleitor, que no domingo terá a missão de decidir o futuro de Pelotas.
Já no começo da noite de domingo, teremos os resultados das urnas das cidades da região e 22 das 23 cidades da região já terão seus futuros prefeitos e vereadores definidos. Em Pelotas, saberemos quais serão os dois adversários que irão para o segundo turno, já que uma resolução no primeiro turno é improvável.
No segundo turno, a propaganda eleitoral começará já na sexta-feira, dia 11, e vai até o dia 25, a sexta-feira antes da votação, marcada para o domingo, dia 27. Diferentemente do primeiro turno, em que os tempos de propaganda eleitoral são divididos de acordo com o desempenho dos partidos na eleição de 2022, no segundo turno o tempo de rádio e TV será dividido igualmente entre os dois candidatos que avançarem.