Garimpel ocorre nesta sexta-feira no Largo do Mercado Central

Iniciativa

Garimpel ocorre nesta sexta-feira no Largo do Mercado Central

Com 20 expositoras, feira se propõe a estimular o reuso e a sustentabilidade na moda

Por

Atualizado quarta-feira,
11 de Setembro de 2024 às 11:01

Garimpel ocorre nesta sexta-feira no Largo do Mercado Central
Participantes terão de seguir orientação da Secult na montagem dos expositores (Divulgação Secult)

Nesta sexta-feira ocorrerá a primeira edição da Garimpel, uma feira dedicada aos brechós, à moda consciente e às empreendedoras locais do setor do vestuário e acessórios. O evento será no Largo do Mercado Central, das 10h às 17h30min, com a presença de 20 expositoras. A iniciativa tem o apoio e a orientação da Secretaria de Cultura. Em caso de chuva, a programação será adiada para o sábado.

Ao incentivar o reuso e a sustentabilidade no setor do vestuário, a Garimpel pretende conquistar o público que costuma frequentar os brechós e incentivar quem passar por lá a repensar o seu consumo. “Vai ter também  marca autoral, além dos brechós”, conta uma das organizadoras do evento, Sílvia Maria Oliveira, responsável também pela Feira da Estação, juntamente com Cíntia Carvalhal.

Silvia comenta que o projeto, que vem sendo pensado há quase dois anos, partiu de uma demanda das proprietárias de brechós, cada vez mais presentes nas feiras e eventos de rua. “Elas estão pedindo mais feiras, feiras específicas visando o vestuário sustentável, aí surgiu a ideia de fazer uma outra feira livre diferente da que estou acostumada a fazer. Essa é específica mesmo. A mulherada está querendo ir pra rua trabalhar”, diz.

Experiência em feiras

Além das bancas, o público vai também poder assistir a um desfile com algumas das peças que estarão à venda. Essa ação deve ocorrer às 15h30min. Para esta edição foram convidadas 20 mulheres empreendedoras do cadastro da Secult, com experiência em feiras, que tiram sua renda exclusivamente deste negócio . “É maravilhoso e necessário. Essa primeira edição terá 20 expositores e no próximo, provavelmente terá 40”, comenta a gerente de Manifestações Populares da Secretaria da Cultura (Secult), Helenira Brasil, 

Os preços das peças dos acervos irão variar entre R$5,00 e R$50,00. Helenira também destaca, além dos preços, a organização das araras, que agora seguirão um padrão. “Estamos instituindo um modelo a partir do Garimpel, até agora cada uma armava do jeito que queria, agora serão no máximo três araras, com uma no meio ou um cesto, com os preços”, explica a gerente. 

Serviço

O quê: 1ª Garimpel –  Feira de brechós

Quando: sexta-feira (13), das 10h às 17h30min

Onde: Largo Edmar Fetter, no Mercado Central

 

Acompanhe
nossas
redes sociais