A Defesa Civil do Estado mantém alerta para tempo severo na Metade Sul do Estado. Depois da madrugada de muito vento e trovoadas, o amanhecer registrou chuva forte em Rio Grande com queda de granizo. Em Pelotas, o tempo é instável e a temperatura é de 15,7ºC.
O Boletim técnico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) aponta chuvas pontualmente moderadas e fortes, acompanhadas de descargas elétricas, em áreas da metade Sul. Os acumulados devem ficar em torno de 25 mm/dia no Sul e Extremo Sul, e menores que 20 mm/dia nas demais áreas. As temperaturas permanecem altas, as mínimas ficam em torno dos 15ºC e 21°C, já as máximas, entre 19ºC e 34°C. Nas últimas 24 horas não foram registradas precipitações significativas e os rios não apresentam respostas hidrológicas relevantes. Os níveis estão dentro da normalidade em praticamente todas as bacias.
O calor volta ao Estado nesta terça-feira, quando a instabilidade se desloca para o oceano e perde a intensidade. O calor e a umidade que vem do Norte do país favorece a acentuada elevação das temperaturas em todo o Rio Grande do Sul, com mínimas entre 15ºC e 19ºC e máximas ultrapassando 30°C em praticamente todo Estado. Mas as altas temperatura vão fazer com que a chuva retorna à região na quarta-feira nas regiões Sul, Extremo Sul e fronteira com o Uruguai.
O comportamento do clima se deve à passagem de uma nova frente fria. Os acumulados ficam abaixo de 10 mm/dia. Nessas regiões, as temperaturas não devem subir muito, com mínima em torno de 15°C e máximas em torno de 16ºC e 21°C.