São sete anos de espera entre inscrição, realização de provas, ações na justiça e finalmente a conclusão do curso de formação dos novos guardas municipais de Pelotas, que a partir de outubro devem reforçar o efetivo nas ruas.
A secretária de Segurança Pública, Cíntia Aires, encaminhou a lista de classificação dos 51 integrantes à prefeitura e a etapa agora é de nomeação e entrega de documentos.
O curso de três meses está concluído, com diversas etapas de seleção e treinamento para os agentes. A formatura está prevista para 8 de novembro.
O edital de concurso para 80 vagas foi lançado em 2017 e a prova foi realizada em 2018. A partir de então, um longo período de recursos e ações atrasou o processo até a chegada da pandemia. A validade do concurso foi prorrogada, com o ingresso de 27 GMs em 2020, até a chamada para a formação dos demais aprovados este ano.
O curso ocorreu pela Academia de Polícia Civil (Acadepol-RS) e, de acordo com a secretária, a previsão é que os novos agentes já estejam na ativa a partir do mês de outubro. O processo de formação dos guardas foi conduzido com a colaboração das equipes pedagógicas e da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
A 2ª turma é composta por pessoas entre 27 e 52 anos de idade. “Este reforço se faz muito necessário para atender as demandas da população pelotense. Com aporte iremos ampliar nossas patrulhas Maria da Penha, Escolar, Rural e Equipe de Motos”, complementa o comandante da GM, Iuri Lisboa.