UCPel amplia atendimento a pessoas com depressão
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira28 de Novembro de 2024

Saúde mental

UCPel amplia atendimento a pessoas com depressão

Estudo que busca avaliar dois tipos de abordagens já atendeu quase 120 pacientes desde fevereiro deste ano

Por

UCPel amplia atendimento a pessoas com depressão
31 pacientes já tiveram alta desde o começo do ano (Foto: Divulgação)

Com 119 atendimentos realizados desde fevereiro, o projeto Psicoterapia para a Depressão, Caminhos para a Saúde, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), ampliou as vagas e recruta interessados em participar da iniciativa que analisa a eficácia de duas abordagens de psicoterapia.

São elas a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Psicoterapia Dinâmica Suportivo-Expressiva (PDSE), em modalidades presenciais e online, para tratamento de Transtorno Depressivo Maior (TDM). Até o momento, 31 pacientes já tiveram alta. Outros seguem recebendo tratamento que favorece quem não tem condições de arcar com esse tipo de ajuda.

Para o coordenador do estudo, professor Luciano Dias de Mattos Souza, a pesquisa oferece tratamento gratuito para depressão com bons resultados clínicos. Das 119 pessoas que deram início ao tratamento para depressão no início do ano, com psicoterapia individual semanal, 39 pacientes estão em atendimento com os psicólogos da equipe e 31 já concluíram com sucesso terapêutico. Outros não seguiram e, conforme o professor, a não aderência aos tratamentos por questões socioambientais (dificuldades com trabalho, cuidados com familiares, gastos financeiros com passagens/internet) ainda acontece de forma significativa.

A pesquisa

A pesquisa aborda múltiplos desfechos de saúde, incluindo redução de sintomas depressivos, promoção de funcionalidade e estilo de vida saudável, análise de marcadores inflamatórios, perfil da microbiota intestinal, atividade diária e parâmetros do sono. Em uma análise preliminar, após oito sessões de tratamento, 31 pacientes que apresentaram recuperação do quadro depressivo tiveram alta e aqueles com alguma demanda clínica remanescente foram encaminhados para a Clínica Psicológica da UCPel ou serviço adequado. Do total, 21 tinham depressão grave e dez depressão moderada; ao final, seis não tinham depressão, 16 sintomas residuais mínimos, oito depressão leve, dois depressão moderada e dois ainda graves.

Pré-requisitos

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Não estar em tratamento psicológico ou farmacológico em outro espaço;
  • Residir na zona urbana de Pelotas;
  • Não apresentar risco de suicídio (moderado ou grave);
  • Ter acesso à internet e dispositivos compatíveis com o Google Meet;
  • Não utilizar de forma abusiva substâncias psicoativas
  • Não ser diagnosticado com transtorno de bipolaridade, esquizofrenia, déficit intelectual ou outros transtornos mentais graves;
  • Não estar em processo de gestação.

Acompanhe
nossas
redes sociais