“O projeto é a prova de que pela educação crescemos como pessoas e como nação”

abre aspas

“O projeto é a prova de que pela educação crescemos como pessoas e como nação”

Gerson Julião – cientista, mestre de física pela USP e um dos fundadores do Ciência em Show

Por

Atualizado segunda-feira,
19 de Janeiro de 2026 às 10:34

“O projeto é a prova de que pela educação crescemos como pessoas e como nação”
Gerson Julião – cientista, mestre de física pela USP e um dos fundadores do Ciência em Show (Foto: Divulgação)

A ciência, a tecnologia, tudo que está ao nosso redor tem um pouco (ou quase todo tempo) de disciplinas, que na época da escola, eram consideradas as mais difíceis – matemática, física e química – e que, na visão do professor de física Gerson Julião, os alunos não conseguem associar os cálculos e números à realidade diária.

Para mostrar que esse universo pode ser descomplicado e descontraído, há 25 anos foi desenvolvido o Ciência em Show (@cienciaemshow) na Universidade de São Paulo (USP) com o intuito de levar para escolas e ao público em geral experimentos que demonstrem de que forma a tecnologia se faz presente no dia a dia. Além do Gerson, Ana Ralston e Daniel Ângelo formam o trio que fazem apresentações em todo Brasil e em programas de televisão.

Na tua caminha profissional tinhas o desejo de mostrar, de uma forma descomplicada, o universo da ciência?
Na escola fiz cursinho e um professor fazia experiências incríveis, ali decidi que queria ser igual ele. Prestei Física, entrei na USP e no projeto ‘Show de Física’, entendi que era isso que queria fazer, mostrar a Física com uma linguagem descontraída, para que qualquer pessoa possa assistir, gostar, e entender de uma forma leve. Somente com a educação que você realmente modifica a vida das pessoas.

Como acontece o Ciência em Show?
Estamos em escolas e em locais públicos como shoppings, parques, e até em empresas que nos chamam para demonstrar como funciona o aparelho produzido por eles, por exemplo. Mostramos na prática, com experimentos divertidos e lúdicos como aquela tecnologia ajuda no dia a dia da pessoa com aquele produto. A ciência está em todo lugar.

Ao longo de toda tua trajetória, qual o sentimento de ver o alcance e o sucesso do Ciência em Show?
Tem duas coisas que me deixam feliz: o brilho nos olhos das crianças e de poder encontrar pessoas, depois de 25 anos, que dizem que se formaram em engenharia ou física por causa do projeto. O projeto é a prova de que pela educação crescemos como pessoas e como nação, modificamos a vida de muitos, assim como o estudo mudou a minha.

Os professores podem aprender os experimentos para realizarem em sala de aula?
Sim, no canal do Youtube fomentamos muito conteúdo que pode – e deve – ser utilizado até mesmo pelos pais para fazerem em casa, porque quando a gente aparece na TV ou faz algum show, a criança adora e pede para o professor, e aí que é o grande diferencial, o professor precisa do engajamento do aluno, o que é fantástico. Falamos tanto do engajamento das redes, mas o engajamento do aluno, pra ele ver e viver a experiência, ele consegue explicar a teoria mais facilmente, porque o aluno consegue enxergar a teoria.

Acompanhe
nossas
redes sociais