Com a participação na Copa Taquari e na Copa Bom Retiro do Sul, terminou nesta sexta-feira (16) o ciclo da temporada da escola de futebol do Pelotas. Após o recesso, as matrículas devem ser abertas em 15 de fevereiro. As atividades retornarão a partir de março, mês para o qual já há compromissos marcados.
A delegação azul e ouro no Vale do Taquari teve cerca de 130 componentes. Em Taquari, a melhor colocação do Lobo foi a quarta colocação do time sub-13. Em Bom Retiro do Sul, a equipe sub-11 do Áureo-Cerúleo deixou o título escapar nos pênaltis contra o Macleres, de Júlio de Castilhos, após eliminar o Novo Hamburgo, também nas penalidades, nas semifinais.
Coordenador da escolinha e treinador de parte das categorias, Josué Martins destaca que em, em períodos como esse, o mais importante é permitir aos jovens uma experiência do futebol “real”. Passar dias longe de casa, respeitar horários para refeições coletivas, lavar a própria louça e participar de palestras e orientações em vídeo são exemplos disso.
“A gente faz um trabalho muito voltado para essa educação esportiva”, disse Josué em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM. O trabalho da tradicional escolinha é feito das categorias sub-10 à sub-16 e, depois, do sub-17 em diante, a base fica a cargo da direção do Pelotas – no ano passado, a categoria foi aberta e depois fechada em função da perda do prazo de inscrição na Série A-2 do Gauchão.

Foto: Divulgação – EC Pelotas
Realidade
O coordenador enfatiza a dificuldade de competir diante de clubes que têm categoria de base estruturada. A diferença da base para a escola é que a segunda funciona por meio do pagamento de mensalidades dos alunos.
Recentemente, a escolinha recebeu aprovação para inclusão no programa ProEsporte do governo estadual. Trata-se de um projeto socioesportivo para alunos da rede pública, com captação de recursos por meio de empresas que destinam parcela do ICMS. Os meninos contemplados integram as atividades sem gasto com material de treino.
“Nosso trabalho é fomentar, oportunizar aos meninos da nossa cidade, e alguns da região, estar dentro da nossa estrutura do Parque Lobão, centro de treinamentos”, resume Josué, que divide a atribuição de treinador com Felipe Müller – as categorias de idades inferiores ficam a cargo do primeiro, e as superiores sob comando do segundo.
Calendário
Após a retomada dos treinos, em março, o Pelotas disputará a Copa Chape, em Santa Maria. A competição é organizada pelo ex-atacante do Lobo Tiago Duarte, que atua na cidade do Centro do Estado como franqueado da Chapecoense.
Em abril, o Áureo-Cerúleo disputará os estaduais da Nova Liga Gaúcha de Futebol Infantil (Noligafi). No decorrer da temporada, marcará presença ainda na Iberleague, que vale ranking para torneios de nível nacional, e em um campeonato organizado pelo Grêmio.