Yoshake se consolida no ramo dos sorvetes com 14 unidades e expansão para Santa Catarina

#PelotasMerece

Yoshake se consolida no ramo dos sorvetes com 14 unidades e expansão para Santa Catarina

Mix de produtos que abrange todos os tipos de sobremesas geladas e dezenas de sabores torna a sorveteria pelotense um empreendimento único

Por

Yoshake se consolida no ramo dos sorvetes com 14 unidades e expansão para Santa Catarina
Renan Dal Soto gerencia as operações em Pelotas e Rio Grande (Foto: Jô Folha)

Inovação e diversificação são consideradas as bases da consolidação da Yoshake. O nome da marca surge justamente da junção das sílabas “yo” de frozen yogurt e “shake” de milkshake expresso, dois produtos que a sorveteria foi pioneira em Pelotas ao inaugurar a primeira loja em 2007. A aposta em novas tendências geladas, aliada à produção de qualidade, transformou o negócio em uma rede com 14 unidades espalhadas por quatro cidades gaúchas e Santa Catarina.

O olhar para o empreendedorismo com a oferta de um produto diferenciado surgiu com a professora aposentada Esterli Dal Soto. Em Sapiranga, cidade de origem da família, o filho mais velho dela, Rovian Dal Soto, havia aberto uma cafeteria com uma máquina de milkshake; foi então que Esterli percebeu que o produto expresso não existia em Pelotas.

Com o apoio dos filhos, a ideia de trazer a novidade para o município se concretizou, e a primeira loja da Yoshake foi aberta na rua Andrade Neves, ao lado da antiga farmácia Khautz. “Ela começou em um espaço pequeno, com uma máquina pequena, mas desde o início a gente veio com a ideia de inovar, fazer algo que não tinha na cidade”, conta o sócio-proprietário e filho do meio, Renan Dal Soto. Para auxiliar a mãe, o farmacêutico-bioquímico conciliava o emprego em uma empresa de saúde com a sorveteria.

O conceito de milkshake expresso, com uma variedade de sabores e servido em poucos minutos para consumo imediato, foi conquistando um número crescente de clientes. Um ano após a inauguração, a segunda loja foi aberta no Cassino. A expansão do negócio e o gosto pelo empreendedorismo adquirido com a mãe fizeram Renan largar o emprego para focar na Yoshake.


Sorvetes artesanais possuem mais de 40 sabores disponíveis (Foto: Jô Folha)

Junto com a administração das duas lojas, a família continuava com o olhar voltado à reinvenção na oferta de produtos. Segundo Renan, o período de 2008 a 2012 foi dedicado à construção de um cardápio variado. Além do milkshake e do frozen yogurt, foi adicionada a linha de sorvetes artesanais, também com grande diversidade de sabores. Vieram igualmente a paleta mexicana e o açaí — duas novidades que, na época, somente a Yoshake possuía. “Nós fomos pioneiros no açaí. Eu lembro que ninguém conhecia; as pessoas provavam, faziam cara feia e depois começaram a gostar”, conta o sócio-proprietário.

Expansão ainda maior

O modelo de sorveteria criado pela família Dal Soto deu tão certo que, cerca de seis anos após a inauguração da primeira Yoshake, em 2013 foram abertas outras duas lojas da marca em Pelotas — na rua Andrade Neves, esquina com Voluntários da Pátria, e no Shopping Pelotas. “Hoje nós somos uma das poucas lojas que estão no shopping desde a inauguração. A gente sabe que não é fácil conseguir se manter e se estruturar”, diz.

A segunda loja da Andrade Neves é hoje a que possui o cardápio mais completo. Segundo Renan, somando todos os produtos dessa e de outras unidades, são mais de 300 opções de sabores. “Por exemplo, sorvetes são mais de 40 sabores, quase 60 sabores de milkshakes artesanais. Muitos produtos têm a característica de que você pode montar do seu jeito.”

Quiosques e chegada em Santa Catarina

No município, além das três lojas, a Yoshake conta com quiosques espalhados por diversos bairros, como Laranjal, Parque Una e Fragata. A expansão não ficou restrita à região Sul com Pelotas e Rio Grande, mas também alcançou Sapiranga, Novo Hamburgo e, mais recentemente, Santa Catarina, com duas lojas em Itapema e uma em Porto Belo.


Todos os produtos das unidades são feitos em Pelotas (Foto: Jô Folha)

Hoje, a Yoshake possui 14 unidades, entre lojas e quiosques, com as filiais de Pelotas e Rio Grande (9) administradas por Renan, enquanto as de Sapiranga, Novo Hamburgo e Santa Catarina (5) ficam sob a gestão dos irmãos Rovian e Roxana Dal Soto. A mãe, Esterli, não está mais na operação direta da empresa, mas permanece no conselho consultivo, contribuindo para a tomada de decisões.

Fabricação em Pelotas

Toda a produção para abastecer as unidades sai diariamente da fábrica localizada no bairro Areal — com a expansão do negócio, a planta foi ampliada de quatro metros quadrados para quase mil metros quadrados entre depósito e distribuidora. Por mês, são produzidos em média 4,5 mil quilos de sorvete e 3,5 mil quilos de açaí. “Hoje 100% dos produtos da Yoshake são produzidos aqui em Pelotas. Inclusive, nesta madrugada, estão indo produtos para Santa Catarina”, diz Renan.

Conforme o sócio-proprietário, as lojas com mix completo atendem, por dia, na temporada de verão, em média 250 pessoas e, nos quiosques, cerca de 100. Para isso, são 80 colaboradores diretos na Yoshake, sendo 50 apenas entre Pelotas e Rio Grande. Para Renan, o número de funcionários representa o sucesso que a sorveteria vem alcançando por meio de “muito trabalho, que sempre foi a característica da nossa família”.

Gelatos

Da diversificação e do empreendedorismo contínuo nasceu recentemente uma nova linha de produtos: a Loope Gelatos. O diferencial da proposta está na embalagem e na oferta. São gelatos inspirados na receita italiana, em potes e na versão de picolés, comercializados em pontos fixos de venda em restaurantes, padarias e condomínios. A ideia de Renan é oferecer um produto premium para quem deseja consumir uma sobremesa gelada com menos aditivos e açúcares. “Agora a ideia é expandir e criar outras linhas ao longo de 2026”, explica Dal Soto. “A gente está sempre atento ao mercado e buscando se atualizar”, conclui.

O sócio-proprietário garante que, nos próximos anos, muitas outras novidades virão para conquistar o público, especialmente em Pelotas. “A nossa empresa acredita muito e sempre investiu bastante aqui, e temos muitos projetos pela frente. Hoje me considero um pelotense e aprecio muito as coisas daqui.”

Acompanhe
nossas
redes sociais