Em uma cerimônia realizada na sede campestre do Centro Português (CP), nesta sexta-feira (16), a atleta Evelen Cardoso assinou contrato com o Remar para o Futuro e voltou oficialmente a representar o projeto pelotense de remo em competições após oito anos. Além de Evelen, participaram do evento o presidente do CP, Eduardo Gil Carreira, o coordenador geral do Remar para o Futuro, Fabrício Boscolo, entre outras pessoas ligadas ao projeto.
“Estou muito feliz por ter retornado. Em 2024, voltei definitivamente a morar em Pelotas para integrar o Remar para o Futuro como professora. Agora, neste início de ano, decidi retornar também como atleta. Foi uma decisão muito importante para mim, sempre com o apoio da família e de todo o Remar, e isso me deixa extremamente feliz”, destacou Evelen.
A atleta iniciou no esporte em 2015, permanecendo no projeto até 2018. No ano seguinte, tornou-se atleta do Flamengo, principal potência do remo brasileiro. Em 2023, assinou com o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, clube que defendeu até o ano passado.
Natural de Pelotas, Evelen é 17 vezes campeã brasileira, multimedalhista em nível estadual e seis vezes medalhista em campeonatos sul-americanos. Ela já representou o Brasil no Mundial Sub-23 e recebeu, em 2023 e 2025, a Medalha Mérito Esportivo.
Após o acidente envolvendo a delegação do Remar para o Futuro, em outubro de 2024, Evelen decidiu retornar a Pelotas para contribuir diretamente com o projeto, atuando nas áreas técnica, de treinamento e administrativa. Atualmente, além de atleta, ela é estudante do curso de Comércio Exterior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
“Hoje é uma data muito especial no meu retorno ao clube que eu nunca tirei do coração. Sempre estive presente, mas agora ainda mais, fisicamente, como atleta e professora. Acho que este ano será muito especial e incrível”, ressaltou após a assinatura do contrato.
A reestreia de Evelen pelo Remar para o Futuro em competições está prevista para fevereiro, com a disputa da seletiva para a Seleção Brasileira e do Campeonato Brasileiro de barcos curtos.
“Um avanço muito grande”
O coordenador geral do Remar para o Futuro, Fabrício Boscolo, enalteceu a volta de Evelen ao projeto, não apenas pela qualidade da atleta, mas também pela influência positiva que sua presença diária terá sobre as equipes.
“O retorno da Evelen a Pelotas representa um avanço muito grande para nós. Como atleta multimedalhista, ela serve de exemplo para as próximas gerações e reforça a importância de termos uma atleta de alto nível representando Pelotas em competições nacionais e internacionais. Isso demonstra que estamos cumprindo um ciclo virtuoso, com atletas formados na base que saem para grandes clubes e retornam ainda em alto nível, conciliando a carreira esportiva com a formação superior e a inserção no mercado de trabalho, contribuindo não apenas com o Remar, mas com toda a sociedade”, destacou.
