A Prefeitura do Rio Grande deu início ao processo de licitação para a construção da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Junção Tipo III, buscando acompanhar o expressivo crescimento populacional registrado na região com a implantação do Complexo Junção.
A ampliação da rede de atenção primária, neste local, visa garantir acesso a serviços de saúde próximos de onde as pessoas vivem. A nova UBSF será implantada na Rua Vereador Valmir Romeu Bica, para atender essa nova realidade, marcada pelo aumento da demanda por consultas, vacinação, acompanhamento de gestantes, crianças, idosos e pacientes com doenças crônicas.
O investimento previsto para a obra é de R$ 3.786.014,41, valor referente ao projeto que será licitado. A unidade foi projetada para comportar três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). O objetivo é fortalecer o cuidado continuado, a prevenção de doenças e o vínculo com as famílias que passam a construir suas vidas no novo complexo habitacional.
Após a contratação da empresa de engenharia, o prazo estimado para a conclusão da obra será de 14 meses.
Recursos garantidos
A confirmação da construção da UBS Junção ocorreu durante agenda da secretária de Município da Saúde, Juliana Acosta, em Brasília, em julho de 2025, quando o município foi contemplado no Novo PAC Seleções – etapa 2025, programa do governo federal voltado à ampliação da infraestrutura pública nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Para a secretária o novo investimento representa um avanço importante para a cidade. “A ampliação da nossa rede de serviços é fundamental para acompanhar o crescimento do município e garantir que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade, próximo de onde vive”, destaca.
Reorganização da rede
Em nota, a prefeitura diz que a abertura do processo licitatório “marca mais um passo no planejamento da gestão municipal para fortalecer a Atenção Primária em Saúde, principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e base para a organização de toda a rede de cuidados em Rio Grande, assegurando que o desenvolvimento urbano venha acompanhado de mais saúde e qualidade de vida para as famílias.”
