Odontologia da UFPel atinge conceito máximo em avaliação da pós-graduação

qualidade

Odontologia da UFPel atinge conceito máximo em avaliação da pós-graduação

Universidade apresentou crescimento de conceito dentro de avaliação quadrienal da Capes

Por

Odontologia da UFPel atinge conceito máximo em avaliação da pós-graduação
Fundado em 1976, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) conquista a maior conceituação para existente no Brasil para um PPG no ano em que completa seus 50 anos de atividade (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) celebra novos avanços no campo da pós-graduação: a avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), que mede a qualidade dos programas de pós-graduação (PPG) no Brasil, aponta um consistente crescimento nas notas da universidades. Dentre eles, o destaque está para o programa em Odontologia, que passou a ocupar o conceito máximo previsto.

Além da Odontologia, que se junta aos programas de Epidemiologia e de Biotecnologia com nota 7, outros 10 programas passaram a um conceito superior aos que ocupavam:

Nota 6:

  • Ciência e Engenharia de Materiais
  • Computação

Nota 5:

  • Filosofia
  • Física
  • Fisiologia Vegetal
  • Organizações e Mercados
    Recursos Hídricos
  • Sementes (profissional)

Nota 4:

  • Direito
  • Meteorologia

Com essas mudanças, nenhum dos programas sediados na UFPel ainda possui conceito 3, nota mínima prevista para manutenção das atividades, mas também aquela concedida aos programas que iniciam. Segundo a gestão, a nota 7 representa um patamar de excelência consolidada; a nota 6 é o primeiro estágio de excelência internacional; já a nota 5 representa um conceito muito bom para o contexto nacional.

Além disso, houve, nessa avaliação quadrienal, um aumento na nota geral da universidade no campo da pós-graduação: houve um crescimento de 4,6 para 4,85 nessa média.

Essa trajetória de crescimento, percebida pela série histórica de avaliações quadrienais, demonstra, na opinião do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcos Britto Corrêa, a consistência no trabalho desempenhado pela área na UFPel nas últimas décadas, mesmo que muitos desses PPGs ainda sejam jovens. “Estamos conseguindo produzir ciência e formar pós-graduandos com muita qualidade”, afirma.

O pró-reitor destaca, como grande impulsionador desse crescimento, o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores ligados a esses programas: “A UFPel tem grande qualidade em seus recursos humanos”. Segundo Corrêa, é um grupo de profissionais com grande potencial.

Conquista no ano do cinquentenário

Fundado em 1976, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) conquista a maior conceituação para existente no Brasil para um PPG no ano em que completa seus 50 anos de atividade. Concentra suas investigações em três eixos principais: “Clínica Odontológica”, “Biomateriais e Biologia Oral” e “Saúde Bucal Coletiva”. Por meio delas, busca investigar condições e propor soluções para a saúde oral da população brasileira e mundial.

Graças a sua empenhada atuação, o PPGO tem sido considerado referência na pesquisa em odontologia no Brasil, conforme destaca a coordenadora do programa, Marília Goettems. “Conquistamos esse patamar de excelência”, comenta. Em sua visão, isso se dá graças ao corpo de docentes qualificados e ao grande envolvimento dos estudantes de mestrado e doutorado, o que permitiu esse crescimento consistente observado nos últimos anos: como exemplo dessa trajetória, destaca-se que a pós em Odontologia da UFPel foi a primeira do Sul do Brasil a receber a nota 6, no ano de 2013.

A chegada ao conceito 7 consolida, segundo Marília, o PPGO como esse referencial em pesquisa no campo da saúde bucal, com uma consistente maturidade científica: “Essa é uma conquista muito importante para nós”.

Acompanhe
nossas
redes sociais