Rio Grande terá primeira planta de hidrogênio e amônia verde do RS

projeto

Rio Grande terá primeira planta de hidrogênio e amônia verde do RS

Município receberá investimento de cerca de R$ 220 milhões em área de 30 hectares

Por

Rio Grande terá primeira planta de hidrogênio e amônia verde do RS
Representantes da Fontes Verdes oficializaram o investimento no paço municipal de Rio Grande (Foto: Invest RS)

A prefeitura do Rio Grande anunciou um novo investimento para o município. O projeto da empresa Fontes Verdes prevê a instalação de uma planta de produção de hidrogênio verde e amônia verde. O empreendimento de aproximadamente 30 hectares, será construído no Distrito Industrial, e conta com um investimento de aproximadamente R$ 220 milhões.

A articulação para fazer do Rio Grande o local escolhido pela empresa passou por um longo período de trabalho realizado por diferentes partes. A Secretaria de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia do Mar (SMDITMAR) atuou de forma conjunta com a Fontes Verdes e a Invest RS, agência de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, que tem a missão de fomentar o desenvolvimento econômico do Estado por meio da atração de investimentos e da promoção comercial, em cooperação com o poder público e a sociedade.

De acordo com o CEO da Fontes Verdes, Guilherme Fontana, a expectativa é dar início aos trabalhos ainda no primeiro semestre de 2026. “Esse é o início de uma jornada rumo a descarbonização no país, e estamos muito felizes em dar esse primeiro passo em solo gaúcho aqui na cidade do Rio Grande. Gostaria de agradecer o apoio que recebemos do executivo municipal, e também da Invest RS, que foram fundamentais para a estruturação desse projeto”, diz Fontana.

A prefeita Darlene Pereira (PT) também comemorou o investimento. “Esse é um anúncio muito importante para a nossa cidade. Com a Fontes Verdes, Rio Grande será pioneira na produção de hidrogênio e amônia verde no Estado. Esse é um trabalho que traz o olhar da sustentabilidade para a nossa região”, disse.

A chegada em Rio Grande

Os representantes da Fontes Verdes estiveram em Rio Grande para o anúncio oficial. Durante a visita, o grupo foi recebido na sede da RG Pilots – Práticos da Barra, onde fizeram um percurso de lancha através do canal do Porto do Rio Grande, passando pelos terminais marítimos, cais do porto velho e Centro Histórico. Logo após o almoço, os representantes estiveram no paço municipal, onde oficializaram o anúncio do investimento no município e também debateram a possibilidade de uma futura parceria na área da educação junto às escolas da rede municipal, tendo como tema a sustentabilidade, com foco principalmente no hidrogênio e amônia verdes. Participaram do encontro o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT), o deputado estadual Halley Lino de Souza (PT), o diretor de Meio Ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, o presidente da Câmara de Comércio, Rafael Ferreira, e o representante da Praticagem da Barra, Cristian Moraes.

O grupo ainda participou de uma reunião na Portos RS, com o diretor Henrique Ilha e o gerente de Relações Internacionais e Parcerias Estratégicas, Flávio Ferreira. Pela Fontes Verdes estiveram presentes o CEO Guilherme Fontana, o diretor técnico Bruno Santim, o diretor financeiro José Neris e o responsável pela comunicação corporativa, Celso Sartori.

Sobre a Fontes Verdes

Presente diversos estados brasileiros e com 75 projetos desenvolvidos, a Fontes Verdes é referência nacional em indústria modular de hidrogênio e amônia verde. Com uma caminhada de mais de 12 anos no mercado, a empresa também se destaca no ramo de energia solar, e tem como propósito unir ciência, tecnologia, indústria e agricultura para construir uma transição energética viável, rentável e sustentável, capaz de transformar territórios e impulsionar o futuro do Brasil.

Acompanhe
nossas
redes sociais