Demanda por exames mantém Carreta da Saúde em Pelotas até fevereiro

Saúde

Demanda por exames mantém Carreta da Saúde em Pelotas até fevereiro

Serviço do programa Agora tem Especialistas, do governo federal, fica até o dia 13 de fevereiro no município

Por

Atualizado segunda-feira,
12 de Janeiro de 2026 às 16:17

Demanda por exames mantém Carreta da Saúde em Pelotas até fevereiro
Foto: Jô Folha

A alta procura por exames de mamografia levou à prorrogação da permanência da Carreta da Saúde em Pelotas até o dia 13 de fevereiro, véspera do Carnaval. O serviço integra o programa Agora tem Especialistas, do governo federal, e tem como objetivo reduzir a fila de espera por esse tipo de exame no município e na região.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vera Neto, a extensão da estadia ocorre devido à grande demanda acumulada ao longo dos últimos anos. “Tínhamos uma demanda de pacientes desde 2019 na fila de mamografias, por isso solicitamos a prorrogação da Carreta. Se a gente não zerar, vamos reduzir significativamente [a fila]”, afirmou.

Esta é a terceira vez que a permanência da unidade móvel é estendida no município. Além das mamografias, seguem sendo oferecidos normalmente outros exames e consultas previstos no serviço. A Secretaria de Saúde reforça que as pacientes com exames agendados devem confirmar presença para evitar faltas e otimizar os atendimentos.

A Carreta da Saúde está instalada desde 24 de outubro do ano passado no Largo de Portugal, junto à Estação Ferroviária. Os atendimentos ocorrem exclusivamente por meio de agendamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e incluem, além da mamografia, exames de ultrassonografia mamária, pélvica e transvaginal.

Na primeira semana deste ano, a unidade móvel atendeu pacientes de Pelotas e também de municípios da região Sul, como São Lourenço do Sul, Santana da Boa Vista, Rio Grande, Morro Redondo, Turuçu, Capão do Leão, Arroio Grande e Herval, com encaminhamentos feitos pelas secretarias municipais de saúde.

A Carreta da Saúde é viabilizada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) e foi criada para ampliar o acesso a atendimentos especializados, especialmente em regiões com déficit de serviços ou dificuldade de acesso à rede de saúde.

Acompanhe
nossas
redes sociais