Expectativa de 40 mil pessoas para receber o novo ano no Laranjal

Virada

Expectativa de 40 mil pessoas para receber o novo ano no Laranjal

Bloqueios na orla, orientação para evitar o uso de carro e programação gratuita marcam a festa de Réveillon na praia

Por

Expectativa de 40 mil pessoas para receber o novo ano no Laranjal
Palco fica junto à esquina da avenida Rio Grande do Sul e trânsito ficará interrompido ao longo da tarde. (Foto: João Pedro Goulart)

A virada do ano na praia do Laranjal, em Pelotas, deve reunir entre 30 e 40 mil pessoas na noite desta quarta-feira (31). Para garantir segurança e organização, foi preparada uma operação especial que envolve alterações no trânsito, reforço no transporte coletivo, estrutura ampliada e efetivo de segurança, além de uma programação gratuita com shows que se estendem até a madrugada.

Desde segunda-feira (29), a avenida Antônio Augusto Assumpção, na orla do Laranjal, já apresenta mudanças no tráfego em função da montagem do palco na beira da praia. O trânsito está bloqueado no sentido Trapiche – Shopping Mar de Dentro, no trecho entre a avenida Rio Grande do Sul e a rua São José do Norte.

A partir da tarde desta quarta, o bloqueio é ampliado para os dois sentidos da via, entre a avenida Rio Grande do Sul e o Chafariz, permanecendo até o final do dia de quinta-feira (1º). A medida busca garantir segurança para o grande fluxo de pedestres esperado na região durante a virada.

Equipes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) estarão posicionadas nas principais vias de acesso ao Laranjal, como as avenidas Adolfo Fetter, Rio Grande do Sul e José Maria da Fontoura, orientando motoristas, fiscalizando infrações e auxiliando na fluidez do tráfego. Veículos estacionados em locais proibidos, bloqueando garagens ou ruas estreitas, estarão sujeitos à autuação.

Evitar o carro é a recomendação

A orientação da prefeitura é que o público evite ir de carro individualmente até o Laranjal. As alternativas mais indicadas são o transporte público e a carona coletiva. A recomendação serve para reduzir congestionamentos e aumentar a segurança, especialmente diante do consumo de bebidas alcoólicas.

A aposentada Gricelidiz Baz, 62 anos, conta que ainda avalia se vai participar da virada justamente por conta do trânsito. “O trânsito é perigoso, a gente perde muito tempo e tem medo. Mesmo com consciência de não beber, o movimento assusta”, relata. Apesar disso, ela afirma se sentir segura no Laranjal. “À noite eu costumo caminhar aqui e me sinto tranquila. Acho que na virada também vai ter bom policiamento.”

Transporte coletivo e STT

A STT projeta alto fluxo de veículos no Réveillon e já organiza comboios com agentes nos acessos à praia. O órgão mantém atendimento 24 horas pelo telefone 3199-8384 para informações sobre bloqueios, liberações de vias, acidentes e orientações gerais.

A partir do fim de dezembro, algumas linhas passam a ter horários adicionais em direção ao Laranjal, especialmente aos finais de semana, em função do veraneio. As informações sobre transporte coletivo podem ser consultadas pelo WhatsApp (53) 9993-4049, além das tabelas disponíveis nos sites da Santa Cruz e do Portal Prati.

Estrutura, segurança e orientações

A estrutura do evento contará com 40 banheiros químicos, entre masculinos e femininos, além de oito banheiros químicos adaptados para pessoas com deficiência (PCD) e três contêineres do Sanep.

Não haverá queima de fogos na virada. A contagem regressiva será feita por meio de um telão, com exibição de uma retrospectiva da cidade.

Para a segurança, a prefeitura mobilizou um efetivo de 150 agentes, entre Guarda Municipal e Brigada Militar. Há reforço para a importância de cuidados básicos, como evitar levar objetos de valor, não andar com grandes quantias de dinheiro e manter atenção redobrada com crianças.

A recomendação é que o público leve água, cadeiras e sua própria ceia, evitando vidros, objetos cortantes e fogos de artifício. Em caso de necessidade, a orientação é procurar a Brigada Militar, a Guarda Municipal ou acionar os telefones 190 e 153.

Programação gratuita na orla

A programação começa às 17h do dia 31 e segue até a madrugada do dia 1º, com atrações musicais e DJs. Entre os destaques estão Joca Martins, Kleiton & Kledir e o Grupo Aruanda, que acompanha a contagem regressiva para 2026.

Comércio aquecido

Para quem trabalha na orla, a virada representa oportunidade de renda. O comerciante Ronaldo

Coelho, 65 anos, que trabalha no conhecido “Crepes do Baixinho”, atua há quase 30 anos no Laranjal e espera movimento intenso. “A venda mais que dobra. Qualquer festa aqui na praia é boa, e o Réveillon é especial”, afirma.

Acompanhe
nossas
redes sociais