Foi convocada nesta terça-feira (23) pela presidente do Conselho Deliberativo (CD) do Brasil, Laura Quevedo, uma Assembleia Geral para tratar de avanços essenciais dentro do processo de transição do clube para Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
O evento, em caráter extraordinário, está marcado para 29 de dezembro, com chamadas às 18h30min e 19h, no Salão de Honras do Bento Freitas. Podem participar todos os associados em dia com as mensalidades há um ano de maneira ininterrupta.
Seis pautas estão listadas no edital:
- Constituição do Grêmio Esportivo Brasil SAF;
- Fixação da sede, foro e prazo de duração;
- Aprovação do estatuto social da Companhia SAF;
- Subscrição e integralização do capital social;
- Transferência de bens e propriedade intelectual;
- Eleição dos membros dos conselhos de administração, fiscal e diretoria executiva da Companhia SAF.
Janeiro será um mês decisivo
O primeiro mês de 2026 servirá para os envolvidos nos trâmites burocráticos da consolidação da SAF darem passos significativos. A perspectiva é de conclusão ainda em janeiro da operação de transferência de 90% das ações do Grêmio Esportivo Brasil SAF aos investidores do Consórcio Xavante, composto por Emerson da Rosa e as empresas Greenfield Partners e VEX Capital.
Os contratos da operação estão sob posse de representantes do Consórcio para análise e posterior encaminhamento ao Brasil. Depois, será necessário liberar o novo CNPJ, etapa crucial para destravar outras demandas. Em seguida vêm a criação formal da SAF e o registro em FGF e CBF, processo que só poderá começar no dia 5 de janeiro e deve terminar em fevereiro.
Por conta do recesso judiciário e do período entre Natal e Ano Novo, os trâmites não terão avanços significativos até os primeiros dias do próximo ano.
Proposta por SAF
Os compromissos assumidos pelos investidores que apresentaram a proposta, aprovada em outubro, são:
- garantir orçamento mínimo de R$ 142 milhões em dez anos;
- assumir a dívida do clube, estimada em R$ 22 milhões, conforme o processo de recuperação judicial já aprovado;
- construir um novo centro de treinamento;
- modernizar o estádio Bento Freitas;
- investir em questões estruturais voltadas ao futebol profissional e às categorias de base.
