Entre terça e domingo aconteceu em Caucaia (CE) a etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê. O evento foi realizado no próprio Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), entidade organizadora e principal responsável pela modalidade no país.
Fernando Marques, Pedro Otávio Oliveira, Hendrix Pestano e Edmilson da Silva representaram a Associação Shido-Kan, de Pelotas, em diferentes categorias. Ao total, a Shido-Kan somou uma medalha de prata por equipes e duas medalhas de bronze em disputas individuais.
Sub-21 e adulto
Entre quarta e sexta-feira foi realizada a etapa final das categorias sub-21 e adulto, das quais só poderiam participar atletas classificados nas etapas durante o ano. Fernando e Pedro Otávio, campeões da etapa também realizada no Ceará, em junho, foram os únicos gaúchos. Disputando a categoria mais concorrida do país – kumite (luta) até 75 quilos -, Fernando garantiu o bronze.
Na classe novos, o jovem Pedro Otávio Oliveira ficou em quinto lugar nas categorias kumite sub-21 e adulto até 67 quilos.
Master
No sábado, Hendrix Pestano e Edmilson da Silva entraram em disputa no Campeonato Brasileiro Master. Primeiro a entrar em quadra, Hendrix conquistou a medalha de bronze na categoria kumite acima de 75 quilos.
Com o resultado, o atleta pelotense se classificou para o primeiro Campeonato Sul-Americano da história, a ser realizado no final de janeiro. Depois de estreia com triunfo por 8 a 0, Edmilson foi derrotado na semifinal e ficou em quinto lugar no individual.
Edmilson ainda compôs a equipe de kumite do Rio Grande do Sul. Nesta categoria, cada estado define três atletas para lutar, de forma individual, contra outra equipe. Sob comando do técnico Fernando Marques, a equipe gaúcha avançou duas rodadas contra Distrito Federal e Pernambuco – com Edmilson vencendo seus combates por 8 a 0 e 8 a 2 – e foi derrotada contra a equipe baiana, conquistando o vice-campeonato nacional.
De acordo com o sensei Ilton Marques, professor dos quatro representantes pelotenses, a equipe teve ótimo desempenho. “Uma competição de extrema dificuldade, com os principais atletas do país, e mais uma vez tivemos ótimos resultados. Reflexo do esforço de todo o grupo e do trabalho que vem sendo desenvolvido em nosso dojo. Seguiremos trabalhando para resultados ainda melhores para nossa cidade, estado e país”, mencionou.
A participação da equipe faz parte do projeto Karatê do RS para o mundo. Idealizado pelo professor Fernando Marques, o projeto tem financiamento do governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio do Pró-Esporte RS. As empresas patrocinadoras são Frigorífico Roloff e Bebidas Biri.
