Depois de 30 anos, Pelotas volta a sediar um Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa na modalidade Liso. Desta quinta (20) até domingo (23), o Círculo Operário Pelotense (COP) será o palco das disputas organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), pela Federação Gaúcha de Futebol de Mesa (FGFM) e pelo próprio COP. São esperados cerca de 200 botonistas de várias regiões do Brasil, incluindo 40 atletas da Bahia e aproximadamente cem gaúchos de diferentes cidades.
Antes do início da competição nacional, que chega à sua 50ª edição, está sendo realizado, desde as 9h desta quarta (19), o Open Pelotas, torneio aberto ao público em geral. O Campeonato Brasileiro começa no dia seguinte, às 13h. Quinta, sexta e sábado serão disputadas as fases classificatórias, e no domingo ocorre a etapa final. A entrada é franca no Círculo Operário, localizado na rua Rafael Pinto Bandeira, 1.359, no bairro Areal. O público também pode acompanhar as partidas pelo YouTube, no canal @fgfmoficial.
Em setembro, Pelotas sediou a 49ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, na modalidade Cavado.
Melhor estrutura do Brasil
Coordenador do departamento de futebol de mesa do Círculo Operário Pelotense, William Vergas afirma que a atual gestão vem fortalecendo o esporte na região Sul e que, após investimentos em mesas e estrutura, o COP oferece hoje uma das melhores condições do país para a prática do esporte.
“A cidade de Pelotas, assim como toda a região Sul, sempre foi muito forte no futebol de mesa. […] Graças ao trabalho que foi feito, conseguimos neste ano ser coroados no final da gestão com a oportunidade de sediar este Campeonato Brasileiro”, destaca Vergas.
Futebol de mesa 1 Toque Liso
O 1 Toque Liso é uma modalidade do futebol de mesa em que cada jogador tem direito a apenas um toque por jogada para movimentar o disco. Sua principal característica é o uso de botões lisos na parte inferior, o que exige mais técnica e habilidade no controle da bola.
“A modalidade Liso utiliza um botão mais maciço, jogado em uma mesa diferente, mais nobre. É um botão que desliza mais e torna o jogo mais técnico”, explica o coordenador.
