No dia 11 de novembro de 1925 aconteceu um evento artístico e literário no cinema Arco Íris. O orador Symphronio de Magalhães realizou uma conferência sobre a história da moda, durante mais de um século. A explanação foi acompanhada por 50 quadros luminosos sobre os principais pontos da palestra.
Magalhães descreveu como se vestiam os homens e as mulheres “elegantes” de 1797 a 1911. A festa ainda teve o concerto da professora parisiense Yann Dornah, soprano que cantou acompanhada ao piano pelos músicos Angelo Celega e Carlos Nery. A cantora era casada com o orador.
Cinema
Em 30 de março de 1912 foi inaugurado o cinema Ideal-Concerto na esquina das ruas 15 de Novembro com 7 de Setembro nas imediações do atual edifício Palácio do Comércio. Em julho do mesmo ano a sala passou a se chamar Ponto Chic. Posteriormente foi rebatizada por Arco Íris.
O nome Ponto Chic foi retomado quando houve a mudança de endereço, na rua 15 de Novembro, no atual número 602.
Fontes: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense; blog Pretérita Urbe
Há 50 anos
Comunidade homenageia o centenário da BPP
Celebrando os 100 anos da Bibliotheca Pública Pelotense, duas cerimônias religiosas foram realizadas no domingo, dia 9 de novembro. A primeira em um templo católico e a segunda, em um templo metodista. A programação especial começou no dia 8 e se estendeu até o dia 14, data de fundação da entidade.
Entre as ações também estavam a inauguração de uma placa na Biblioteca Infantil, no dia 10. Já no dia 12 foi realizado um jantar por adesão no Clube Comercial, seguido por uma palestra da professora Gilda Nunes Pinto, na Associação Sul-Riograndense de Professores, no dia seguinte.
Para o dia 14 estava planejada, às 10h, a inauguração de uma placa, oferecida pela prefeitura. Na mesma data, às 20h30min, ocorreria a homenagem da Câmara de Vereadores à BPP, em sessão solene.
Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense
Há 45 anos
Magistério do município realiza uma caminhada silenciosa para protestar

Professores pediam aumento salarial (Foto: Reprodução)
Após o encerramento de uma assembleia no Colégio São José, os professores do município deliberaram pela continuação do movimento grevista. A manifestação incluiu uma “caminhada silenciosa e ordeira” até a sede da Associação Sul-Riograndense de Professores.
A comissão central de mobilização do movimento dos professores municipais de Pelotas distribuiu no dia 7 de novembro uma carta aberta à comunidade, explicando os objetivos da campanha, depois de uma assembleia. A mobilização tinha como meta alcançar “condições de vida mais dignas”, com aumento de 100% dos salários, a partir de janeiro, e 13º para os professores efetivos, bem como havia uma “preocupação com o nível do ensino municipal”.
Na carta, o magistério expressava: “além disso, pode observar-se que um grande número de professores têm abandonado o magistério, voltando sua atuação para atividades mais rentáveis, significando lamentável perda para o ensino”.
Fonte: Acervo Bibliotheca Pública Pelotense