A equipe Sweet Bike, de Pelotas, terá nove representantes neste fim de semana na quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike. O evento na cidade de Barão, na Serra, marca o retorno da competição após quatro meses.
Os prejuízos causados pela enchente em vários pontos do Rio Grande do Sul prejudicaram o calendário oficial da Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), entidade organizadora do campeonato.
Em Barão, serão duas categorias: a pro, com percurso de 61 quilômetros e 2,1 mil metros de altimetria acumulada; e a sport, cujo percurso tem 45 quilômetros e a altimetria atinge 1,5 mil metros.
XCO e XCM
A temporada conta com nove etapas: três de cross-country olímpico (XCO) e cinco de maratona (XCM), além de uma etapa única que dá aos vencedores de cada categoria o título de campeão estadual. Este evento decisivo será em Santa Cruz do Sul, em setembro, para a modalidade XCO, e em Osório, em dezembro, para a modalidade XCM.
O XCO é um estilo mais radical, com terrenos mais acidentados e marcados por declives. Ao contrário do XCM, a modalidade demanda maior potência muscular do que resistência física. Já o XCM, como o nome indica, tem provas muito mais longas. Os terrenos costumam ter trilhas, terra e asfalto.
Sweet Bike Team
- Rodrigo Bartell (sub-30 pro)
- Camila Giovana Lemos Casarin (elite feminina sport)
- João Manoel Corrêa André (master C2 sport)
- Luciano Veiga Macedo (master C1 sport)
- Vanessa Aires Morales (estreante sport)
- Rafael Rodegueiro (estreante sport)
- Carla Peralta (elite feminina sport)
- Lúcia Badia (elite feminina sport)
- Carlos Barcelos (master D sport)