Pelotense será auxiliar técnico da seleção feminina de futsal em Mundial

Nas Filipinas

Pelotense será auxiliar técnico da seleção feminina de futsal em Mundial

Márcio Coelho já trabalha na preparação para o torneio que começa no próximo dia 21

Por

Pelotense será auxiliar técnico da seleção feminina de futsal em Mundial
Coelho treina o Stein Cascavel (PR) e, pelo Brasil, foi campeão da Copa América em março (Foto: Divulgação - Conmebol)

A seleção brasileira feminina de futsal conta com um representante de Pelotas na comissão técnica para buscar o título da primeira Copa do Mundo organizada pela Fifa. Eleito melhor treinador de clubes do planeta nas duas últimas temporadas, pelo Stein Cascavel (PR), Márcio Coelho é auxiliar de Wilson Sabóia e estará nas Filipinas para a competição que começa no dia 21 de novembro.

Campeão estadual, nacional e continental pelo Stein, onde comanda a equipe feminina desde 2021, Coelho é ex-atleta de futsal e foi formado no Clube Brilhante. O pelotense já integra a rotina da preparação do Brasil. O período focado no Mundial iniciou em Lages (SC) e desde domingo (2) ocorre na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), tradicional centro de treinamento da seleção brasileira masculina de futebol.

“Estrutura inigualável, inimaginável. Estão sendo dias incríveis, de muita troca e foco. Todo mundo apegado aos mínimos detalhes para representar o país da melhor forma possível. Acho que o Brasil sempre é favorito, mas precisa comprovar em quadra. Existem outras grandes seleções, o futsal evoluiu em todos os lugares”, disse Márcio Coelho em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM.

Chave considerada difícil

São 16 nações representadas na Copa do Mundo. A seleção brasileira aparece na chave D ao lado de Irã, Itália e Panamá. A estreia está marcada para o dia 24, às 6h30min (de Brasília), diante das iranianas. Neste ano, o Brasil já venceu a Copa América, em março, e o Torneio Internacional, em agosto.

“Muitos consideram o grupo da morte. O Irã é muito forte, com atletas seguidamente na lista das dez melhores do mundo. A Itália tem sete atletas [brasileiras] naturalizadas, algumas com condições de estarem aqui na seleção brasileira. É um mercado que tem um mercado bem competitivo. E o Panamá é a seleção menos tradicional”, avalia Coelho.

Das 14 atletas convocadas pelo Brasil, apenas três atuam no país. A goleira Bianca e a ala Luana Rodrigues são comandadas por Márcio no Stein, que nesta temporada enfrentou a Malgi pela Liga Feminina de Futsal (LFF), competição na qual avançou no último fim de semana para a final. O treinador e as jogadoras da seleção não estarão na decisão contra as Leoas da Serra (SC).

Falta o sonho olímpico

Treinador de futsal feminino há 12 anos, o pelotense destaca o crescimento da modalidade e considera a inclusão no quadro dos Jogos Olímpicos o próximo passo. “É incrível o quanto evoluiu. Eram campeonatos sem transmissão, o que acaba dificultando para conseguir parcerias, investidores. Hoje todos os campeonatos são transmitidos”, afirma.

Enquanto essa conquista não chega para o esporte, o Brasil buscará entrar para a história como o dono da primeira taça da Fifa de um Mundial de futsal feminino. A delegação viaja para a Tailândia neste sábado (8). Por lá, serão realizados três amistosos (dois contra os donos da casa e um diante da China) até o embarque para as Filipinas no dia 19.

Copa do Mundo Fifa de Futsal Feminino

Grupo A | Filipinas, Argentina, Marrocos e Polônia

Grupo B | Espanha, Colômbia, Canadá e Tailândia

Grupo C | Portugal, Japão, Nova Zelândia e Tanzânia

Grupo D | Brasil, Irã, Itália e Panamá

Convocação da seleção brasileira

Goleiras

Bianca – Stein Cascavel
Júlia – Nun’Álvares (Portugal)

Fixas

Taty – CMB Matera (Itália)
Diana – Bitonto (Itália)
Camila – Nun’Álvares (Portugal)

Alas

Amandinha – Torreblanca Melilla (Espanha)
Emily – Torreblanca Melilla (Espanha)
Tampa – Roma (Itália)
Débora Vanin – CMB Matera (Itália)
Simone – Kristall (Rússia)
Luana Rodrigues – Stein Cascavel

Pivôs

Natalinha – Taboão Magnus
Ana Luiza – Torreblanca Melilla (Espanha)
Luciléia – Bitonto (Itália)

Jogos do Brasil

24 de novembro
6h30min | vs Irã

27 de novembro
7h30min | vs Itália

30 de novembro
6h30min | vs Panamá

Acompanhe
nossas
redes sociais