Danilo Kuhn consolida obra voltada ao suspense com curta e novo livro

Lançamento

Danilo Kuhn consolida obra voltada ao suspense com curta e novo livro

Músico, professor e escritor de São Lourenço do Sul acaba de lançar o romance O mensageiro celeste

Por

Atualizado quarta-feira,
05 de Novembro de 2025 às 11:23

Danilo Kuhn consolida obra voltada ao suspense com curta e novo livro
As primeiras cenas foram gravadas na praia da Barrinha, em São Lourenço do Sul. (Foto: Guilherme Suman)

O músico, professor e escritor Danilo Kuhn chega ao último bimestre do ano com o lançamento de dois significativos projetos: o curta-metragem de suspense Matéria escura, uma adaptação cinematográfica de seu romance anterior, e o novo livro O mensageiro celeste – O primeiro quadrante, um thriller astrológico. As obras consolidam seu estilo autoral, que mescla o poético com o sombrio e o sobrenatural.

Enquanto o filme inicia sua jornada em festivais, o livro já está disponível, e o autor planeja continuar explorando o universo do suspense em seus próximos trabalhos. “Eu creio que essa minha verve tem se consolidado entre o artístico, o poético e o sombrio”, comenta.

No domingo, Matéria escura foi apresentado durante o lançamento do livro O mensageiro celeste, em São Lourenço do Sul, terra natal do artista e onde o autor costuma ambientar suas tramas. O curta-metragem tem direção de Guilherme Suman, da Suman Produções, de Porto Alegre. O curta foi viabilizado pelo Programa Nacional Aldir Blanc, via prefeitura.

Thriller lourenciano

Matéria Escura é o nome de um dos capítulos de O mendigo de Saint Laurent, o primeiro romance do músico e seu sexto livro publicado. Na obra, Kuhn atuou como co-roteirista. Para condensar 200 páginas em 20 minutos, a equipe optou por criar uma história inspirada no livro, em vez de uma adaptação literal. Personagens principais como o escritor Charlie Vivant e sua musa Isabela foram mantidos, mas outros foram ressignificados. A trama é um thriller que começa com o retorno de Charlie à sua cidade natal, Saint Laurent, para o velório de seu pai, quando um estranho misterioso começa a assombrar os protagonistas.

As gravações aconteceram em maio, primeiro em São Lourenço do Sul, onde foram rodadas cenas na praia da Barrinha e no calçadão. A finalização foi no solar Villa Mimosa, em Canoas. “É um sobrado antigo. Tinha uma sacada, corredores e um piano, a música se faz presente no curta”, conta o escritor. Enquanto no livro o mendigo era violonista, no curta é um pianista.

O filme ainda não teve uma estreia pública. A aposta dos produtores é fazer uma carreira em festivais. O primeiro foi o Festival de Cinema Fantástico de Novo Hamburgo – FantasNóia, encerrado no sábado. Por enquanto não há previsão de exibição na Zona Sul, mas há uma possibilidade de ser exibido na Furg de São Lourenço do Sul, ainda este ano.

Para o livro O mendigo de Saint Laurent, Kuhn produziu uma trilha sonora, que foi adaptada ao curta. A obra sonora pode ser acessada pelo canal do músico no Youtube, @danilokhun. No espaço o músico vai colocar, ainda, o making off do filme.

Inspiração e gênese

Paralelamente, Danilo Kuhn estava finalizando seu novo livro, obra que nasceu do interesse pessoal do autor por astrologia. Após estudar o tema e criar um projeto musical chamado Teoria das Cordas (que compõe músicas baseadas em mapas astrais), ele decidiu usar esse conhecimento como pano de fundo para um romance. O projeto do livro é independente.

Enredo e estrutura

O mensageiro celeste narra a história de um jornalista e astrólogo que, enquanto escreve um livro, investiga uma série de assassinatos em sua cidade. Ele percebe que os crimes seguem uma ordem astrológica, com as vítimas sendo assassinadas de acordo com a passagem do sol pelos signos do zodíaco (Áries, Touro, etc.). O livro é o primeiro de quatro volumes, representando os quatro quadrantes da mandala astrológica. A obra está à venda com o próprio autor pelo @dnailokuhn, ao preço de R$ 50,00.

Acompanhe
nossas
redes sociais