Sócios aprovam proposta, e Brasil será primeiro clube gaúcho a virar SAF

Gestão

Sócios aprovam proposta, e Brasil será primeiro clube gaúcho a virar SAF

Assembleia Geral dá sinal verde ao investimento do Consórcio Xavante

Por

Atualizado terça-feira,
14 de Outubro de 2025 às 22:38

Sócios aprovam proposta, e Brasil será primeiro clube gaúcho a virar SAF
Torcida fez muita festa na Baixada (Foto: Gustavo Pereira)

Os associados aprovaram a proposta do Consórcio Xavante e o Brasil será o primeiro clube do Rio Grande do Sul a se transformar em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A Assembleia Geral realizada na noite desta terça-feira (14) era o último passo para a concretização da mudança do formato de gestão do Rubro-Negro. 194 sócios votaram: 193 a favor e apenas um contra.

Será criada a empresa Grêmio Esportivo Brasil SAF. O grupo de investidores formado pelo ex-jogador pelotense Emerson da Rosa e as empresas Greenfield Partners e VEX Capital vai ter 90% das ações. A associação, que permanece existindo, possuirá os 10% restantes. A transição da administração será organizada para iniciar nas próximas semanas.

“Uma nova era e para a comunidade de Pelotas. Fomos pioneiros no Rio Grande do Sul, um grande clube, de tradição, passar para uma SAF”, disse o presidente Vilmar Xavier, emocionado. A presidente do Conselho Deliberativo, Laura Quevedo, fez o anúncio do resultado, que foi seguido por uma grande festa na Baixada e na rua João Pessoa, do lado de fora.

Um dos primeiros passos a serem realizados por representantes jurídicos dos investidores é um processo chamado de due dilligence – aprofundada checagem da situação do clube. Como a atual direção do Brasil precisou fazer esse trabalho para solicitar a já aprovada recuperação judicial (RJ), não se espera que o Consórcio Xavante encontre “surpresas” ao longo da due dilligence.

Proposta por SAF

Os compromissos assumidos pelos investidores que apresentaram a proposta são:

  • garantir orçamento mínimo de R$ 142 milhões em dez anos;
  • assumir a dívida do clube, estimada em R$ 22 milhões, conforme o processo de recuperação judicial já aprovado;
  • construir um novo centro de treinamento;
  • modernizar o estádio Bento Freitas;
  • investir em questões estruturais voltadas ao futebol profissional e às categorias de base.

Em campo

Enquanto isso, na estreia do técnico Gilson Maciel, o Brasil enfrenta o Aimoré, às 19h desta quarta-feira (15), em São Leopoldo, pela quinta rodada da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. Com cinco pontos em três partidas, o Xavante é terceiro colocado.

Acompanhe
nossas
redes sociais