Torcedor em um dia, jogador no outro. Serão exatamente esses os papéis cumpridos por Yuri no Brasil nas próximas horas. O jovem de 21 anos deve iniciar novamente como titular do Xavante contra o Aimoré, nesta quarta-feira (15), em São Leopoldo. Na noite anterior, ele estará entre as centenas de associados que votarão na Assembleia Geral para decidir sobre a transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Esse é mais um capítulo de um ano que transformou a vida dele. Yuri começou a Série D do Brasileirão como torcedor na arquibancada; semanas depois, após deixar boa impressão em testes durante treinamentos, assinou contrato; em seguida, aproveitou a chance recebida e virou titular. Nos 9 a 0 sobre o São Gabriel, pela Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, marcou um gol pela primeira vez.
“É um momento muito importante, de transição, de esperança. A torcida estava precisando dessa esperança para poder acreditar no futuro. É muito importante eu poder participar dentro e fora do campo dessa reconstrução. Meu pai até perguntou se eu tinha noção do tamanho disso, um jogador que é sócio do próprio clube poder votar. Falei que para mim é normal, sou Brasil desde criança”, conta Yuri.
Perguntado a respeito do voto, o jogador não esconde: é favorável à transformação do clube em SAF.
Assembleia Geral
O evento marcado para as 19h (primeira chamada) e 19h30min (segunda chamada) desta terça (14), no Bento Freitas, coloca em pauta a proposta vinculante formalizada no dia 1º pelo Consórcio Xavante. O grupo de investidores quer comprar 90% das ações da possível SAF do clube. A associação, conforme a legislação, ficaria com os 10% restantes.
Podem participar da Assembleia todos os sócios aptos a voto de acordo com o estatuto, ou seja, aqueles que estejam em dia há pelo menos um ano ininterrupto. A presidente do Conselho Deliberativo, Laura Quevedo, estima que cerca de 600 associados estejam aptos a participar da votação. A decisão será tomada por maioria simples, e o voto dos associados será secreto.
A Central de Sócios abre às 18h para verificar a situação dos sócios. Os habilitados receberão uma pulseira que dá direito ao voto. Será formada uma fila no pavilhão social. Realizado o voto, o associado vai ter a pulseira cortada para controle. Todos poderão aguardar o resultado. O cadastro para participar só pode ocorrer até as 20h.
Proposta por SAF
Os compromissos assumidos pelos investidores que apresentaram a proposta são:
- garantir orçamento mínimo de R$ 142 milhões em dez anos;
- assumir a dívida do clube, estimada em R$ 21,1 milhões, conforme o processo de recuperação judicial já aprovado;
- construir um novo centro de treinamento;
- modernizar o estádio Bento Freitas;
- investir em questões estruturais voltadas ao futebol profissional e às categorias de base.