Skatista pelotense busca viabilizar ida a Curitiba para competir em Brasileiro

Campeão gaúcho mirim

Skatista pelotense busca viabilizar ida a Curitiba para competir em Brasileiro

Thierry Souza, 11 anos, conquistou o título estadual na modalidade street

Por

Skatista pelotense busca viabilizar ida a Curitiba para competir em Brasileiro
Thierry participou do Resenha Esportiva na Rádio Pelotense (Foto: Gabriel Leão)

Campeão estadual de skate street na categoria mirim após a terceira e última etapa do Circuito Gaúcho, o pelotense Thierry Souza, 11 anos, está classificado para o Campeonato Brasileiro Sub-16. Agora, o objetivo é angariar recursos, por meio de patrocinadores, para custear a viagem e a estadia em Curitiba, cidade que sediará o evento entre 11 e 12 de dezembro. A Mercado Skate Shop é a única parceira neste momento.

“Indiretamente a gente está representando essas marcas [eventuais parceiras]. Esse ‘corre’ de patrocínios é para viabilizar porque é mais longe, precisa de um período para ficar. No skate competitivo, precisa de alimentação melhor, precisa descansar, e tudo isso é custo. Saindo do Extremo Sul, tudo é mais longe”, diz o pai de Thierry, Otávio de Souza, em entrevista à Rádio Pelotense 99,5 FM.

A menção à distância maior é feita porque as três etapas do Circuito Gaúcho ocorreram na região metropolitana – a última delas em Porto Alegre nos dias 4 e 5, quando Thierry somou 62,67 pontos para superar os outros componentes do pódio da categoria, Davy Coelho (50,07) e Caetano Senra (45,87). Antes, o pelotense havia ficado em segundo na primeira etapa e vencido a etapa de número 2.

Frequentador assíduo do Pelotas Skate Park, a popular PPP, no Parque Dom Antônio Zattera, Thierry é filho de um apaixonado pelo esporte. Por isso, o jovem começou a andar de skate “de verdade” logo aos três anos. Apesar da conquista no street, estilo que envolve manobras em mobiliários urbanos, como banco e escadas, afirma não preferir nenhuma modalidade. “Minha preferência é me divertir com os meus amigos”.

“Existe talento aqui”

Também durante o programa Resenha Esportiva, Emanuel Bueno, da Nova Geração Skate, de Pelotas, ressaltou outros talentos locais. Casos de Marina Brauner, que vai competir no Brasileiro Amador, em Cuiabá, também em dezembro; e Davi Paz Oliveira, campeão gaúcho na modalidade park e outro classificado para o Brasileiro Sub-16 em Curitiba.

“A gente precisa chamar atenção das pessoas que existe talento aqui. Moramos no Extremo Sul, estamos viajando, estamos na estrada e precisamos de ajuda. […] A pessoa que tem um mercado pode patrocinar um skatista, vê com um olhar diferente. Hoje a gente tem muito marketing em cima do skate, mas se continua sem patrocínio e em um extremo ‘corre’ para fazer o Extremo Sul chegar nos lugares em que está chegando”, afirma.

Etapa da Liga Gaúcha em Rio Grande

Neste fim de semana, o Cassino recebeu a sexta etapa da temporada da Liga Gaúcha de Skate. Skatistas de várias cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados, como Santa Catarina, participaram nas diversas categorias. Thierry acabou em segundo da categoria mirim, por exemplo, atrás apenas de Davy, que veio com a família de Palhoça (SC) e se hospedou na casa do amigo.

Contatos

Pelo Instagram, é possível entrar em contato com Thierry pelo @thierrygdesouza, com o pai, Otávio, pelo @otavio91skt; e com Emanuel pelo @novageracaoskate.

Acompanhe
nossas
redes sociais