Brasil enfrenta o sub-20 do Juventude em Flores da Cunha

Copa Professor Ruy Carlos Ostermann

Brasil enfrenta o sub-20 do Juventude em Flores da Cunha

Xavante busca nesta quarta-feira, às 15h, a primeira vitória na Copinha após estreia com empate

Por

Atualizado quarta-feira,
24 de Setembro de 2025 às 11:01

Brasil enfrenta o sub-20 do Juventude em Flores da Cunha
Rubro-Negro de Thiago Góes ficou no 0 a 0 com o Gaúcho, no Bento Freitas, na primeira rodada (Foto: Gabriel Costa AI GEB)

Após um empate sem gols na estreia da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, o Brasil busca a primeira vitória nesta quarta-feira (24) diante do time sub-20 do Juventude, pela segunda rodada. A bola rola a partir das 15h, no estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha. A Rádio Pelotense 99,5 FM inicia a Jornada Esportiva às 14h30min.

No mesmo horário, em Passo Fundo, o Gaúcho recebe o São Gabriel. A Copinha segue no sábado, com o duelo entre Esportivo e Aimoré em Bento Gonçalves. Fechando a rodada, o Pelotas enfrenta o sub-20 do Internacional na Boca do Lobo, às 15h de domingo.

Jô estreia e dúvida na lateral

Suspenso contra o Gaúcho, o zagueiro Jô está à disposição para o jogo de hoje. Em entrevista coletiva na segunda-feira, Emerson Cris fez vários elogios ao atleta, mas não confirmou sua escalação como titular.

“É um zagueiro de muita qualidade, muita força física e com poder de construção. […] É um cara de imposição física muito boa, de velocidade, e eu sempre digo que hoje o zagueiro precisa ser rápido, não só para destruir, mas também construir”, destacou.

A ausência de um lateral-esquerdo de origem pode facilitar a entrada de Jô no time titular já no confronto de hoje. Cris confirmou que Otávio segue fora e que Kauê, substituto na primeira rodada, não treinou desde o jogo contra o Gaúcho, sendo também provável desfalque.

A necessidade de improvisar pode levar o treinador a escalar Felipe Camargo na lateral, função que ele já desempenhou em alguns jogos da Série D. Nesse caso, Jô formaria a dupla de zaga com Vitor Becker. Outra opção seria deslocar Murilo para a lateral-esquerda, mexendo no meio-campo. Yuri também é dúvida com um problema no tornozelo.

No ataque, o centroavante Patrikão segue fora, com possibilidade de retorno apenas diante do São Gabriel.

Espaço para jogar

No empate contra o Gaúcho, o Brasil não conseguiu superar o sistema defensivo adversário. Como esperado, o time de Fabiano Daitx jogou com linhas baixas, apostando apenas em contra-ataques. Diante do Juventude, Emerson Cris projeta um confronto diferente, com mais espaços para a construção ofensiva.

“Eles vão tentar propor um pouco mais. Vai ter campo para jogar também. Cabe a nós sermos inteligentes e explorar essas oportunidades”, afirmou. O técnico rubro-negro também destacou o entrosamento do adversário. Grande parte do elenco sub-20 joga junto desde o início do ano, com participação na Copa São Paulo e no Campeonato Brasileiro da categoria.

Para conquistar a primeira vitória na competição, Cris cobra mais efetividade no ataque. O baixo número de gols acompanha o time desde a Série D: em 14 jogos pelo grupo A8, o Brasil não marcou em sete. Foram apenas 11 gols, média inferior a um por partida.

“É trabalho, é dia a dia, treino. Eu cobro muito isso dos atletas. Até brinco que duvido acharem um treinador que treina mais finalização do que eu. […] A gente trabalha cruzamentos, chutes de média e longa distância, triangulações, infiltrações, ataque ao espaço, cruzamentos rápidos, para trás e no segundo pau”, explicou.

Juventude estreia na Copa FGF

Na primeira rodada da Copinha, o Juventude folgou. O departamento sub-20 aproveitou o período para disputar três amistosos no Uruguai: vitória por 5 a 0 sobre o Albion e empates em 1 a 1 contra as seleções sub-20 de Cuba e sub-18 do Uruguai. O técnico da equipe serrana é Filipe Dias.

Recentemente, o clube foi o melhor gaúcho no Brasileirão Sub-20, eliminado apenas nas quartas de final. No Estadual da categoria, porém, não chegou perto da disputa pelo título.

O Alviverde já conquistou a Copinha duas vezes: em 2011 e 2012. Na edição de 2024, foi eliminado na semifinal pelo Ypiranga.

Copa Professor | Ruy Carlos Ostermann
2ª rodada

Quarta (24)
15h | Juventude x Brasil
Gaúcho x São Gabriel

Sábado (27)
15h30min | Esportivo x Aimoré

Domingo (28)
15h | Pelotas x Internacional

Prováveis escalações

Juventude: Joaquim; Luiz Eduardo, Kauã Costa, Matheus Henrique; Gabriel, Kaynan, Miguel, Marlon, Gui Teixeira e Lucas Fernandes; Beto. Técnico: Filipe Dias.

Brasil: Gabriel Oliveira; Lucas Serafini, Vitor Becker, Jô e Felipe Camargo; Matheus Obina, Murilo, Thiago Góes; Adriano Klein, Silvano e Wesley Santos. Técnico: Emerson Cris.

Horário: 15h desta quarta-feira (24).

Árbitro: Francisco Soares Dias.

Transmissão: Rádio Pelotense 99,5 FM e YouTube @ahoradosul.

Local: estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha.

Acompanhe
nossas
redes sociais