Depois de uma semana com chuva, o frio voltou a região fazendo as temperaturas despencarem em todo Estado. Em Pelotas, a previsão é de 2º C para este sábado (10). Há possibilidade de formação de geada ao amanhecer deste domingo (11). A condição deixa o tempo firme e céu com poucas nuvens, mas o vento aumenta a sensação de frio, que deve se estender até quinta-feira.
De acordo com o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel), o que causou a mudança de tempo foi o deslocamento de uma massa de ar frio vinda da Argentina. Para este sábado, a meteorologista Carina Klug Padilha informa que a tendência é de céu claro com períodos de parcialmente nublado.
A temperatura mínima fica entre 2°C e 7°C, e as máximas entre 13°C a 15°C. Os ventos tendem a ser de fracos a moderados, mas vão aumentar a sensação de frio. A professora da Faculdade de Meteorologia da UFPel, Eliana Klering, complementa a previsão ao informar que o frio vai até quinta-feira e com dias de vento e céu claro, a sensação térmica será maior.
Domingo
No domingo segue o tempo firme sobre o território gaúcho por causa de uma zona de alta pressão. O sol aparece entre poucas nuvens em praticamente todo o Estado. As temperaturas da manhã ficam em torno dos 6ºC aos 8°C. Os ventos voltam a se intensificar na metade Sul e Leste gaúcho, com velocidades entre 40 e 55 quilômetros por hora. À noite, o aumento de nebulosidade, juntamente com o frio, favorece a chance de precipitação.
Semana
A tendência para segunda-feira é que a massa de ar seco e frio siga favorecendo o tempo estável sobre o território gaúcho, com sol entre poucas nuvens e temperaturas baixas. As mínimas variam entre 1ºC e 4°C na metade Norte e Campanha, com condições para geada. Nas demais áreas, em torno dos 5ºC aos 8°C. Já as máximas ficam entre 9 e 14°C. Os ventos ainda deixam o mar agitado e com risco de ressaca.