A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizou, no Auditório Dom Antônio Zattera, nesta sexta-feira (22), a solenidade de colação de grau de dois apenados do Presídio Regional de Pelotas (PRP). Ambos concluíram a graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, ofertada na modalidade de Educação a Distância (EAD).
A iniciativa integra o acordo de cooperação firmado em 2023 entre a UCPel e o governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Polícia Penal. O convênio prevê a concessão de dez bolsas de estudo para pessoas privadas de liberdade, com vistas a promover a ressocialização por meio da educação.
Em dois anos e meio de atividades acadêmicas desenvolvidas no PRP, os dois apenados se tornaram os primeiros beneficiados a concluir o curso. Outras colações de grau estão previstas para ocorrer até 2025, ampliando os resultados da parceria.
O reitor da UCPel, professor José Carlos Pereira Bachettini Júnior, entende que esse, de fato, é o papel da universidade: “essa educação transformadora que a UCPel trabalha é de grande relevância. Para nós, essa ação junto à comunidade é extremamente importante, pois transforma vidas”, celebrou.
“Eu sou um exemplo para a minha família, por ser o primeiro a conquistar a graduação”, disse R., com lágrimas nos olhos e o canudo mão. “Eu e o M. vencemos. Não por ser uma competição, mas não acreditavam na gente, no nosso futuro. Mas demos a volta por cima e conseguimos. Quero seguir me qualificando para que, eu e minha família, tenhamos um futuro melhor”, finalizou.
M., ao lado da mãe, celebrou mais uma conquista: “além da graduação, estou muito feliz porque sou ‘bixo’ em Engenharia Industrial, na [Universidade] Federal [de Pelotas]. Tudo isso graças a UCPel, que acreditou em mim, me deu essa oportunidade e não soltou a minha mão”, finalizou.