“O Mário trazia muito da década de 1960 e 1970 e cultivava amizades com artistas”

Abre aspas

“O Mário trazia muito da década de 1960 e 1970 e cultivava amizades com artistas”

Paulo Vilar - Produtor que homenageia Mário Antônio com Geração Retrô

Por

“O Mário trazia muito da década de 1960 e 1970 e cultivava amizades com artistas”
Festa vai ocorrer no próximo dia 30. (Foto: Cíntia Piegas)

No ar, e muito alto, programa Mário Antônio! Quem lembra dessa chamada que invadia as casas aos domingos pela manhã, através das ondas do rádio, vai poder relembrar os tempos da Jovem Guarda com a festa Geração Retrô, no próximo dia 30, a partir das 22h, no Clube Juventus. O tributo a essa geração é também uma homenagem ao radialista Mário Antônio Holvorcem, que faleceu em 2017 aos 71 anos, e por mais de 40 anos manteve a essência do seu programa criando uma memória coletiva pelotense. Idealizado pelo produtor Paulo Villar, o evento promete uma volta a esse movimento cultural brasileiro que surgiu há 60 anos.

E como será o evento do dia 30?

Não é simplesmente um show, mas um momento especial. Começa às 22h com o Guta dos Teclados, músico pelotense que vai interpretar clássicos da Jovem Guarda. Depois começa oficialmente a homenagem ao Mário Antônio, com a presença de familiares, lembranças da trajetória dele e músicas da época. Também teremos a participação do Marcos DJ, que vai tocar discos de vinil originais, muito bem conservados. E, a partir das 3h, a programação se abre para outros estilos das décadas de 70, 80 e 90, marcando o pré-lançamento da festa Geração Retrô.

Por que você decidiu homenagear o Mário?

Olha, com certeza foi um período muito grande de convivência. Além de colega, ele foi um grande companheiro de emissoras por onde passamos juntos. O Mário trazia muito da década de 60 e 70 e cultivava amizades com artistas como Roberto Carlos e outros nomes que conviveram com ele no Rio e em São Paulo. Era um apaixonado por essa geração musical, assim como todo brasileiro. Trabalhamos juntos por cerca de 25 anos. Até hoje não houve nenhuma homenagem feita a ele, e eu senti essa obrigação, pela amizade e pela história que construímos. Conversei com amigos e familiares, que também incentivaram, e assim surgiu a ideia de realizar esse tributo.

De onde vem esse gosto pela música retrô?

Essa música marcou as décadas de ouro: 70, 80 e 90. O público pelotense sente falta, porque hoje há poucos espaços que valorizam esse estilo. Temos eventos mantidos por amigos, mas uma cidade com mais de 350 mil habitantes merece mais. Começamos em 2006, 2007, com a festa Geração 80 no Clube Gonzaga, que durou quase dez anos. Depois vieram pandemia e enchente, o que acabou interrompendo. Agora, achamos o momento de retomar essa cultura musical, começando pelo tributo ao Mário Antônio e, logo depois, lançando a Geração Retrô.

O evento vai priorizar a execução em vinil?

Com certeza. O Marcos DJ é um grande amigo e colecionador, que mixa os vinis de forma original, mantendo a batida e a essência das músicas. É uma experiência diferente, que valoriza os artistas da época e emociona quem viveu aqueles momentos. Estamos trazendo uma sonorização especial, a Porto Visão, de Rio Grande, conhecida como “Som do paredão” nos anos antigos. Nosso amigo Cristiano, da Vila da Quinta, também abraçou o projeto.

Na playlist, o que não pode faltar?

Internacionais como Queen e Bee Gees, que até hoje embalam pistas. E brasileiros como Roupa Nova, Whisky a Go Go, Erasmo Carlos, Pertinho de Você, entre tantos outros hits. São músicas que permanecem vivas, regravadas até hoje, porque conquistam gerações.

Pelotas já teve tradição de concursos de dança nesse estilo, não?

Sim. Nos anos passados, locais como o Tourist Parque Hotel, o Liverpool e até o Tour Executivo promoviam concursos de dança, embalados por vinis. Era uma época de muito envolvimento do público, que se expressava através da dança. Queremos resgatar esse clima. Lembrando que os ingressos podem ser adquiridos na Studio Home (antiga Estúdio CDs), no Calçadão, a R$ 15,00 o segundo lote.

Acompanhe
nossas
redes sociais