Dia do Patrimônio abre as portas de prédios históricos

"Pelotas me pertence!"

Dia do Patrimônio abre as portas de prédios históricos

Evento terá programação de sexta-feira até domingo com visitas guiadas, apresentações e atividades interativas

Por

Atualizado segunda-feira,
11 de Agosto de 2025 às 19:23

Dia do Patrimônio abre as portas de prédios históricos
Bandeiras indicam bens históricos de Pelotas. (Foto: Jô Folha)

A 12ª edição do Dia do Patrimônio vai incrementar um itinerário cultural a mais em Pelotas entre sexta-feira e domingo. Com o tema “Pelotas me pertence!”, o evento deste ano convida a população a vivenciar o sentimento de pertencimento à cidade, explorando prédios históricos, museus e espaços culturais que ajudam a contar a história local. A programação completa será divulgada nesta segunda-feira (11).

Promovido pela Secretaria de Cultura (Secult), o Dia do Patrimônio é realizado anualmente para valorizar a memória e a identidade pelotense por meio da preservação dos bens culturais, históricos e imateriais. A programação envolve visitas guiadas, exposições, oficinas e apresentações artísticas, com entrada gratuita.

A programação principal vai abrir as portas de prédios e museus, como casarões da Praça Coronel Pedro Osório, o Museu do Doce, o Theatro Sete de Abril e espaços ligados à UFPel, UCPel e IFSul. Em alguns locais, o público poderá conhecer áreas que normalmente não ficam acessíveis, participar de atividades interativas e acompanhar demonstrações artísticas.

No ano passado, por exemplo, visitantes puderam montar réplicas de pisos históricos em quebra-cabeça, aprender sobre técnicas artísticas presentes nas estruturas e visitar bastidores do Theatro Sete de Abril, que segue em processo de restauro. A expectativa da organização é repetir a diversidade de experiências em 2025, mas com ênfase na relação afetiva e comunitária com o patrimônio.

Conversas que antecedem o evento

Antes da programação principal, a Secult promoveu quatro Rodas de Conversa entre junho e agosto para aquecer o debate sobre patrimônio. A última aconteceu na Casa Seis, e teve a presença do arquiteto Andrey Rosenthal Schlee, diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan.

Serviço

O quê:

  • Dia do Patrimônio

Quando:

  • 15, 16 e 17 de agosto

Onde:

  • Prédios e espaços culturais de Pelotas, com concentração no Centro Histórico

Entrada:

  • Gratuita, salvo exceções.

Mais informações:

  • Redes sociais da Secult e no site da prefeitura de Pelotas

Acompanhe
nossas
redes sociais